Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sema inicia diagnóstico da cadeia produtiva de mel na APA Caverna do Maroaga

16 de maio de 2024
Compartilhar

Além do diagnóstico, técnicos selecionam área para elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad)

FOTOS: Divulgação/SEMA

A Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga – uma das 42 Unidades de Conservação sob gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) – vai receber um diagnóstico da cadeia produtiva de mel na região. A atividade faz parte do Projeto Consolidando, que visa fortalecer as políticas socioambientais nas áreas protegidas do Estado.

A atividade teve início na segunda-feira (13/04) e segue até esta sexta-feira (17/04), na APA, na área que corresponde ao município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). Além do diagnóstico da meliponicultura local, técnicos da SEMA também vão iniciar os levantamentos para selecionar uma área para elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad).

“Uma das prioridades é contribuir para a melhoria da sustentabilidade, em total conformidade com o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc). Isso implica em adotar medidas que garantam a preservação dos ecossistemas naturais, ao mesmo tempo em que apoiam o desenvolvimento econômico e social das UC”, ressaltou o coordenador do projeto, Erfrany Leal.

O diagnóstico de cadeia produtiva é realizado a partir da aplicação de um questionário com os produtores de mel. A partir dos resultados, é feita uma análise com as informações coletadas, para gerar um banco de dados.

“No momento, estamos fazendo o trabalho de campo, que é ir de produtor em produtor fazendo o levantamento. Assim, a gente consegue compilar e, futuramente, criar um banco com a disposição de todos esses dados, e dar o real quantitativo de produção”, explicou.

FOTOS: Divulgação/SEMA

Plano de Recuperação

Junto ao diagnóstico, está sendo selecionada uma área de três hectares na rodovia AM-240, quilômetro 09, conhecida como Estrada de Balbina, para recuperação da área com a utilização de Sistemas Agroflorestais (SAF) e metodologias alternativas de uso do solo, em especial, com a redução do uso do fogo.

“Os Prads se baseiam naquelas áreas que já foram degradadas, seja por desmatamento, extração de minérios, outros fatores, ou naturalmente destruídas. A ideia é recuperar essas áreas e deixá-las próprias para o desenvolvimento do ecossistema. Nós resolvemos aproveitar a nossa vinda para o diagnóstico de cadeia produtiva, e cumprir a segunda meta do projeto, fazendo a seleção dessa área degradada”, destacou.

O projeto

O projeto Consolidando a implementação de políticas Socioambientais no Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas tem o objetivo de apoiar e melhorar a gestão de áreas protegidas, por meio do empoderamento comunitário. A SEMA implementa o projeto Consolidando, que conta com o apoio da Agência Amazonense de desenvolvimento econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

O post Sema inicia diagnóstico da cadeia produtiva de mel na APA Caverna do Maroaga apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima recebe equipe do Einstein Hospital Israelita para conhecer avanços da saúde no Amazonas

17 de setembro de 2025
Amazonas

UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável

16 de setembro de 2025
Amazonas

Operação Cheia 2025: Em cinco meses, Governo do Amazonas alcança mais de 1.700 comunidades com ajuda humanitária

16 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: SES-AM estende atendimento no bairro Novo Aleixo

16 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pavimentação da estrada de acesso ao porto de Fonte Boa e revitalização de estádio em Japurá

16 de setembro de 2025
Amazonas

Sistema Paredão, do Governo do Amazonas, traz resultados positivos para o comércio de Manaus, apontam entidades do setor

16 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual