Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Semana de museus em Manaus encerra com programação diversa e sucesso na participação ativa da comunidade

18 de maio de 2025
Compartilhar

A programação da 23ª Semana Nacional de Museus encerrou, neste domingo, 18/5, com sucesso na capital amazonense. Coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a iniciativa mobilizou espaços culturais da cidade durante toda a semana, com atividades que abordaram o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A abertura aconteceu na última segunda-feira, 12/5, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no centro histórico, com a exposição “Yupirungawa”, da artista Carla Palácio. A mostra apresentou releituras das ilustrações da expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, reinterpretadas sob um olhar amazônico. Na sequência, o público participou de uma oficina de pintura ministrada pela própria artista, promovendo uma vivência artística interativa.

Durante os dias seguintes, a programação se espalhou por outros espaços culturais da capital, como a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, o centro cultural Óscar Ramos e a praça Dom Pedro II. A agenda contou com exposições, palestras, rodas de conversa, ações educativas, apresentações musicais e atividades ao ar livre.

Na terça-feira, 13/5, o Muma sediou a roda de conversa “Do navio aos baques, nas águas meu presente deixei”, conduzida pelo professor Otto Franco. A atividade contextualizou o período escravagista brasileiro, destacando lutas por liberdade e expressões culturais afrodescendentes. Já na quarta-feira, 17/5, a biblioteca municipal recebeu a exposição “Literatura de Cordel em Transição”, apresentada pela bibliotecária Silene Lima.

Na quinta-feira, 15/5, o centro cultural Óscar Ramos foi palco de duas palestras sobre a musicalidade amazônica: “O Turismo como Difusor de Arte da Música de Beiradão em Manaus”, por Cosme Vieira; e a “A Arte do Beiradão e suas peculiaridades”, por Paulo Sadi. Em seguida, o show musical “Beiradão” reuniu artistas como Paulo Sadi, Jonaci Barros, Lico Magalhães e Cosme Vieira, encantando o público com a identidade sonora da região.

Neste domingo, 18/5, as atividades de encerramento celebraram o Dia Internacional dos Museus com uma visita monitorada pelas vias históricas do Centro, como a rua Bernardo Ramos e a avenida 7 de Setembro. Ao mesmo tempo, a praça Dom Pedro II foi ocupada com atividades ao ar livre, como aula de zumba, jogos interativos da Amazônia e oficinas, das 8h30 às 12h.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, comemorou o êxito da ação. “Nosso objetivo é que os museus deixem de ser vistos apenas como repositórios de objetos antigos e sejam reconhecidos como lugares de encontro, de educação e de debate sobre o presente e o futuro. A Semana Nacional de Museus é uma oportunidade de aproximar a população desses espaços, mostrando como eles evoluem junto com a sociedade”, afirmou.

Com uma programação inclusiva e diversificada, a 23ª Semana Nacional de Museus em Manaus cumpriu com excelência sua proposta, fortalecendo a relação entre museus, comunidade e patrimônio cultural.

— — —

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult 

Fotos – Thelson Souza/Manauscult 

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

‘Baile Rosas de Maio’ realizado Prefeitura de Manaus celebra a elegância e vitalidade da terceira idade

18 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de Ato Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura registra quatro ocorrências durante a forte chuva deste domingo, 18/5

18 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura informa locais de atendimento de Unidades Móveis de Saúde da Mulher

18 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Serviço de declaração de óbitos em domicílio da Prefeitura de Manaus completa cinco anos com mais de 6,4 mil atendimentos  

18 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 341 vagas de emprego nesta segunda-feira, 19/5

18 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual