Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seminário da Política Nacional Aldir Blanc no Amazonas define diretrizes para a aplicação de recursos

25 de maio de 2024
Compartilhar

As escutas e diálogos foram realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Foi encerrado neste sábado (25/05), no Sambódromo de Manaus, avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, o Seminário Cultural de Escutas e Diálogos para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A plenária de encerramento do evento reuniu fazedores de cultura de todo o Amazonas de forma presencial e on-line.

Durante a plenária de encerramento, foram apresentados os resultados das escutas sociais setoriais realizadas na quinta-feira e sexta-feira (23 e 24/05). O seminário foi uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Conec).

O seminário proporcionou as escutas sociais para a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da PNAB 2024. Foram realizadas as escutas e diálogos setoriais de Audiovisual; Dança, Teatro e Circo; LGBTQIAPN+; Povo Negro; Pontos e Pontões – Cultura Viva e Subsídio e Manutenção de Espaços e Organizações Culturais; Cultura Popular; Hip Hop e Artes Visuais; Música; Produção Cultural e Área Técnica; Pesquisa, Patrimônio e Literatura, e Povos Indígenas.

A realização do seminário de escutas e diálogos atendeu a uma recomendação do governo federal, que sugere que, apenas após a escuta social, os entes estaduais elaborem o Plano Anual de Aplicação de Recursos. 

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Desta maneira, o plano anual já vai ter as definições de quantos e quais editais vão ser realizados, quantos vão ser os beneficiários e também a definição de valores das contemplações, diretrizes que foram apresentadas durante a plenária de encerramento. Tudo isso de acordo com as propostas apresentadas pela sociedade civil, representada pelos fazedores de cultura nas escutas setoriais. 

Para tanto, as discussões e oitivas realizadas durante o seminário resultaram em um detalhamento grande por parte da sociedade civil sobre o que os fazedores de cultura têm interesse relacionado a editais e chamadas públicas, para que o poder público possa elaborar o PAAR com qualidade.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Organização da sociedade

Para o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, KK Bonates, o Seminário Cultural de Escutas e Diálogos para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc faz parte do processo de solidificação do Sistema Nacional de Cultura.

“Este seminário realizado aqui foi de alto nível. É um reforço à ideia da democracia participativa. A sociedade, cada vez mais que ela se organiza, mais espaços ela vai ganhando”, afirmou o secretário executivo, que encerrou sua fala com um ditado Iorubá: “Os dedos das mãos são todos desiguais, mais unidos, eles fazem qualquer trabalho”.

O conselheiro estadual de Cultura da cadeira de Música, Mencius Melo, destacou a importância da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas de cultura.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“A sociedade precisa estar mobilizada, precisa estar presente, ela precisa se fazer ouvir e ver para poder direcionar todo o entendimento. E todo esse arcabouço, essa cadeia de recursos que tem que estar na mão do artista, dos artistas, dos técnicos, dos produtores, das pessoas que fazem girar esse patrimônio maravilhoso que é a cultura popular brasileira”, declarou.

Para o rapper e produtor cultural Jander Manauara, um dos participantes do seminário, a pluralidade de ideias apresentadas foi um dos pontos altos do seminário. “Como a cidade é um organismo que vive, tem novos segmentos, novas dimensões de cultura sendo trabalhadas, e ver que a galera está com uma escuta bem ativa, tanto para as comunidades, quando a gente fala de periferia, de favela, é gratificante”, afirmou.

O post Seminário da Política Nacional Aldir Blanc no Amazonas define diretrizes para a aplicação de recursos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

14 de julho de 2025
Amazonas

Limpa Crédito: Afeam realiza ação de liquidação e renegociação de crédito em Rio Preto da Eva

14 de julho de 2025
Amazonas

Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, incentiva a leitura e escrita por meio de aulas lúdicas

14 de julho de 2025
Amazonas

Com quase 3 mil participantes, a 28ª Corrida do Fogo teve premiação de até R$ 1 mil e ‘experiência bombeiro’

14 de julho de 2025
Amazonas

Mais de 300 mil pessoas concorrem no próximo sorteio Campanha Nota Fiscal Amazonense

14 de julho de 2025
Amazonas

Sedecti destaca maturidade de dados institucionais na Revista Foco

14 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual