Aproximadamente 400 associações e cooperativas amazonenses já foram beneficiadas, em menos de dois anos de criação do Núcleo
Fotos: Isaac Maia/SeprorA Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) comemora o Dia do Associativismo, celebrado nesta quarta-feira (30/04), destacando as atividades do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), que realiza trabalho de assessoria e consultoria sistematizada para que as cooperativas e associações possam participar de fundos de promoção social, emendas parlamentares e chamadas públicas.
Criado em outubro de 2023, o Núcleo já alcançou aproximadamente 400 associações e cooperativas no estado, possibilitando que produtores rurais reivindiquem melhorias e impulsionam o desenvolvimento rural.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirma que o núcleo foi criado para regularizar associações e cooperativas no Amazonas, para que elas tenham acesso às políticas públicas governamentais, atendendo, principalmente, aqueles produtores rurais que atuam nas zonas rurais mais distantes.
“Nossa equipe técnica está à disposição para atender as associações e cooperativas para auxiliar na preparação de atas, regularização da entidade, preparação de documentação, entre outros. O acesso, por exemplo, a um edital para repasse de equipamentos agrícolas, com toda certeza irá facilitar e melhorar a produção, além de agilizar o escoamento. São vários pontos positivos”, ressalta Daniel.
Fotos: Isaac Maia/SeprorAs entidades beneficiadas participaram de palestras, oficinas, workshops, cursos, seminários e, recentemente, foram beneficiadas por meio da Sepror com o edital de divulgação Nucap-Sepror nº 01/2025, para aquisição de “Certificados Digitais tipo A1 e-CNPJ – Pessoa Jurídica, sem dispositivo”.
O edital, que tem como objetivo facilitar o acesso a uma grande variedade de opções de políticas públicas e programas governamentais voltados para o setor primário, já está em fase de análise das propostas recebidas.
As capacitações oferecidas pelo Nucap envolvem as associações e cooperativas que estão em fase de regularização em termos de documentação e formalização de atas e processos de gestão organizacional, além de conceder oportunidade de capacitações que promovem a organização e desenvolvimento dos produtores integrados na associação ou cooperativa.
Mulher cooperativista
Além de suas atividades normais de apoio ao setor primário por meio do fortalecimento do associativismo, o Nucap prepara ações abrangentes para o primeiro Dia e a Primeira Semana Estadual da Mulher Cooperativista, em agosto, com base na Lei nº 7.193, de 28 de novembro de 2024, que instituiu os dois eventos com data principal no dia 15 de agosto, e que passou a integrar o calendário oficial de eventos do Governo do Amazonas.
O post Sepror comemora o Dia do Associativismo destacando realizações de fortalecimento executadas pelo Nucap apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.