Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM e MS reforçam estratégia de combate à desnutrição infantil

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Oficina marca retomada do NutriSUS no estado e capacita gestores municipais em boas práticas de suplementação alimentar

Fotos: Vanessa Marques/SES-AMGestores de saúde de 41 municípios participam, em Manaus, da Oficina “Prevenção das Carências Nutricionais na Primeira Infância no Estado do Amazonas”. Organizado pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e pelo Ministério da saúde (MS), desde terça-feira (26/08) até esta quarta-feira (27/08), no Auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins, o evento marca a retomada de uma estratégia fundamental para a saúde das crianças amazonenses: o programa NutriSUS.

O NutriSUS é uma iniciativa do Ministério da saúde que distribui sachês com 15 vitaminas e minerais essenciais para serem adicionados à alimentação de crianças de 6 a 24 meses. A estratégia é um passo importante para combater a anemia e outras deficiências nutricionais, que afetam o desenvolvimento infantil, especialmente em regiões de alta vulnerabilidade social.

A capacitação tem como objetivo fortalecer a atenção primária e garantir eficiência na aplicação do programa em todo o estado. De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a oficina reforça o compromisso do Amazonas com a saúde das crianças na primeira infância.

“A retomada do NutriSUS é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento infantil, especialmente em um estado com as dimensões e desafios do Amazonas. Estamos unindo esforços para qualificar gestores e equipes municipais, fortalecendo a prevenção e o cuidado desde os primeiros anos de vida”, afirmou.

Visão estratégica e público prioritário

Micaela Marques, nutricionista e consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do MS, explica que a oficina integra a reativação do NutriSUS em todo o país, com foco especial na região Norte. “Entendemos que esses estados são prioritários para o cuidado da desnutrição e da má nutrição em geral. Aqui nas crianças da região Norte, cerca de 30% têm anemia, e o NutriSUS é um programa de suplementação profilática para prevenir as carências nutricionais”, destacou.

Fotos: Vanessa Marques/SES-AMA nutricionista enfatiza que as ações buscam atuar na prevenção e na vigilância alimentar e nutricional para identificar famílias em risco de insegurança alimentar. E ressalta que o Ministério da saúde prioriza a região Norte devido à alta vulnerabilidade biológica e social de crianças negras, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, um público que necessita de atenção especial.

Soluções locais e regionalizadas

A secretária executiva adjunta de Políticas de saúde da SES-AM, Nara Esquivel, enfatizou a importância de discutir estratégias que levem em conta as particularidades do estado. “Nós temos uma diversidade cultural imensa, com população indígena, ribeirinha e uma alimentação diferenciada. Precisamos discutir as melhores estratégias para que nossas crianças não entrem em risco de insuficiência alimentar. Essa oficina marca o retorno de uma discussão regional e loco-regional para o nosso estado, considerando todas as nossas especificidades”, afirmou.

Mapeamento e combate à desnutrição

O coordenador estadual de Alimentação e Nutrição da SES-AM, Geison Silva, reforçou o papel da sua coordenação na parceria com o Ministério da saúde. “O papel crucial da nossa coordenação é fazer o mapeamento de casos de desnutrição infantil no nosso estado. Junto com o NutriSUS e em parceria com o Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, vamos combater e evitar o aumento da desnutrição. Fortalecendo essa parceria, a gente vai lutar para que não haja o crescimento desses índices”, declarou.

Plano intersetorial

O evento conta, ainda, com a participação de especialistas do Ministério da saúde e de diversos órgãos estaduais e municipais, como o Conselho de Secretários Municipais de saúde (Cosems) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

A programação da oficina foi pensada para abordar o tema de forma abrangente, focando na cooperação intersetorial entre o Sistema Único de saúde (SUS), o Sistema Único de assistência social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). No primeiro dia, as mesas de discussão trataram dos desafios e potencialidades da Atenção Primária à saúde (APS) na nutrição infantil e na implementação da Estratégia NutriSUS.

Iniciativas locais

O segundo dia da oficina é dedicado à prática com gestores e técnicos municipais, com trabalhos em grupo para discutir a organização do cuidado infantil em suas cidades e identificar os pontos críticos para a qualificação das ações de alimentação e nutrição.

Seguindo a proposta, os participantes elaboram estratégias para superar desafios, com foco em questões como a logística de distribuição dos sachês, o registro de dados e o monitoramento da cobertura do programa. As discussões são guiadas por perguntas-chave, como a oferta de materiais e a força de trabalho disponível para a realização das ações. A troca de experiências visa construir um plano de ação integrado, com o apoio do Ministério da saúde e da SES-AM, para garantir o sucesso da retomada do NutriSUS no Amazonas.
O post SES-AM e MS reforçam estratégia de combate à desnutrição infantil apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27 de agosto de 2025
Amazonas

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

27 de agosto de 2025
Amazonas

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

27 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 96 vagas de emprego para esta quinta-feira

27 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual