Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

8 de outubro de 2025
Compartilhar

Treinamento envolvendo diferentes órgãos também focou na resposta rápida das equipes de saúde para casos de acidentes com substâncias tóxicas

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) participou, nesta quarta-feira (08/10), do 1º simulado Integrado de Sinistro Envolvendo Múltiplas Vítimas e Transporte de Produtos Perigosos, promovido pela polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação reuniu diversas instituições de segurança, defesa civil e saúde, com o objetivo de testar e aprimorar o tempo de resposta, o controle de riscos e a eficiência dos protocolos em situações de emergência complexas.

O exercício, na rodovia BR-174, no quilômetro 866, nas proximidades do Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, simulou uma colisão entre duas carretas — transportando gás natural liquefeito (GNL) e óleo diesel — e um ônibus de passageiros. O cenário simulado envolveu 12 vítimas, sendo cinco com ferimentos leves, quatro em estado grave e três óbitos, o que exigiu atuação imediata das equipes médicas e de resgate.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destacou que o treinamento reforça o compromisso do Governo do Amazonas em manter as equipes preparadas para qualquer tipo de ocorrência. “Esse exercício é fundamental para garantir que nossos profissionais estejam prontos para Agir de forma segura. Situações que envolvem produtos perigosos exigem conhecimento técnico e integração entre as forças de segurança, saúde e meio ambiente. Esse preparo salva vidas e fortalece a capacidade de resposta do Estado”, afirmou a secretária.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A SES-AM foi responsável pela coordenação da simulação do atendimento hospitalar conforme o perfil da unidade: o Hospital e pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto fez a simulação de atendimento de vítimas com queimaduras; o HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado atendeu os casos de traumatismo craniano e traumas faciais; o HPS Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, os pacientes com politraumatismos e traumas ortopédicos; e a Unidade de pronto atendimento (UPA) Campos Sales, os pacientes com lesões leves.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, a participação no exercício permitiu avaliar a assistência nas unidades. “As nossas unidades de saúde estão preparadas para Agir com rapidez, eficiência e cuidado em situações com múltiplas vítimas. Cada profissional sabe a importância do seu papel nesses momentos, e a SES-AM conta com protocolos bem definidos para garantir uma resposta ágil e humanizada”, disse.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Durante o simulado, os profissionais de saúde executaram protocolos de triagem, estabilização e transporte de pacientes, além de testes de comunicação entre o local do acidente e as unidades hospitalares. A ação permitiu avaliar a integração entre os serviços de urgência e emergência, o fluxo de acionamento e a efetividade do plano de resposta rápida em grandes desastres.

A ação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil, polícia Militar (PMAM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outros órgãos.

Ao final da operação, foi realizado um debriefing com todas as equipes para avaliar o desempenho, identificar falhas de comunicação, revisar protocolos e aprimorar o preparo para futuras ocorrências. A iniciativa integra o Plano de Atuação Integrada (PAI), que busca aprimorar continuamente os procedimentos de segurança, atendimento médico e gestão de riscos em situações que possam afetar a saúde pública e o meio ambiente.

O post SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento oncológico em Manaus
Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento oncológico em Manaus

3 de julho de 2026
Cosama inicia força-tarefa em Anamã para fortalecer abastecimento de água e segurança hídrica da população
Amazonas

Cosama inicia força-tarefa em Anamã para fortalecer abastecimento de água e segurança hídrica da população

3 de julho de 2026
Governo do Amazonas inaugura primeiro Castramóvel Fluvial para atendimento veterinário às comunidades ribeirinhas e castração gratuita
Amazonas

Governo do Amazonas inaugura primeiro Castramóvel Fluvial para atendimento veterinário às comunidades ribeirinhas e castração gratuita

3 de julho de 2026
Sejusc participa da 5ª edição do Caminhos Literários com foco na cultura hip-hop nas unidades socioeducativas
Amazonas

Sejusc participa da 5ª edição do Caminhos Literários com foco na cultura hip-hop nas unidades socioeducativas

3 de julho de 2026
PMAM apreende 16,6 toneladas de entorpecentes e registra aumento nas prisões em flagrante e nas capturas de foragidos no primeiro semestre de 2026
Amazonas

PMAM apreende 16,6 toneladas de entorpecentes e registra aumento nas prisões em flagrante e nas capturas de foragidos no primeiro semestre de 2026

3 de julho de 2026
Governo do Amazonas avança na regularização fundiária e entrega 2.150 títulos a famílias na capital e no interior
Amazonas

Governo do Amazonas avança na regularização fundiária e entrega 2.150 títulos a famílias na capital e no interior

3 de julho de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual