Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Sinésio defende interiorização do desenvolvimento com incentivos da Zona Franca e eixo Manta-Manaus

10 de junho de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (10/06), a importância estratégica da interiorização do desenvolvimento econômico do Amazonas por meio da Zona Franca de Manaus e da integração com o corredor logístico Manta-Manaus, que passará pelo município de Tabatinga, no Alto Solimões.
A nova rota irá integrar o Amazonas ao oceano Pacífico e está sendo implementada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
O parlamentar afirmou que o modelo de incentivos fiscais, antes concentrado na capital, agora pode se expandir para outras regiões do estado, gerando empregos, renda e industrialização no interior.
“Com a rota Manta-Manaus passando por Tabatinga, que é uma área já reconhecida como suframada, estamos diante de uma oportunidade histórica: transformar Tabatinga em um polo industrial e logístico com base nos mesmos incentivos que fizeram de Manaus uma potência industrial”, declarou Sinésio.
A fala do deputado ocorre em meio à divulgação de números históricos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apontam o maior número de empregos da história do Polo Industrial de Manaus (PIM): 131.446 empregos diretos (efetivos, temporários e terceirizados) em abril de 2025, um crescimento de 2,18% em relação a março e de 10,31% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o faturamento do PIM nos primeiros quatro meses do ano alcançou R$ 74,37 bilhões, um aumento de 14,82% em relação a 2024.
Para Sinésio, esses dados mostram a força da Zona Franca e sua capacidade de impulsionar novos polos econômicos.
“Estamos diante da possibilidade de replicar esse sucesso em municípios estratégicos como Tabatinga, aproveitando a integração logística com o Pacífico e a condição de área suframada, o que viabiliza os incentivos da Zona Franca”, afirmou.
Além do eixo logístico, o deputado também apontou que o desenvolvimento começa a se interiorizar com base no setor mineral. Segundo ele, projetos como a exploração de gás natural em Silves e a futura produção de potássio em Autazes mostram que o interior do estado tem se tornado protagonista na economia amazonense.
Os empreendimentos geram empregos, movimentam a economia local e fortalecem cadeias produtivas estratégicas para o país, como energia e agricultura.
“O futuro do Amazonas passa pelo fortalecimento da Zona Franca, mas também por novas matrizes de desenvolvimento, como o setor mineral. E quem vai ganhar com isso é o povo do interior, que historicamente ficou à margem do progresso”, concluiu o parlamentar.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Para combater trabalho infantil virtual, Roberto Cidade propõe lei inovadora para influenciadores mirins

11 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe 65 propostas legislativas em uma semana

11 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputados voltam a cobrar agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

11 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam promove campanha ‘Doador Legal’ para incentivar a doação de sangue em junho

11 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto questiona relatório fiscal do 1º quadrimestre e denuncia má gestão dos recursos públicos

11 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz propõe convidar órgãos federais para debater repavimentação da BR-319 na Aleam

11 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual