Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Solo Seguro: Governo do Amazonas entrega títulos definitivos e formaliza parceria para ampliar regularização fundiária

23 de novembro de 2024
Compartilhar

Evento reuniu autoridades para impulsionar acesso à propriedade formal e segurança jurídica no Estado

Foto: Fábio Romão

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios, fez a entrega simbólica, neste sábado (23/11), de três títulos definitivos de propriedade de imóveis, como parte dos 1.169 documentos que estão em tramitação para registro em cartórios.O evento, promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), aconteceu no Teatro Amazonas e marcou a abertura da Semana Nacional do Solo Seguro Amazônia Legal, reforçando o compromisso do estado com a regularização fundiária. O governador Wilson Lima foi representado na cerimônia pelo secretário chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho.“Esses títulos representam um passo importante na regularização fundiária, garantindo segurança jurídica e valorização dos imóveis dos beneficiários”, disse a secretária titular da Sect, Renata Queiroz.Os beneficiados com os títulos definitivos recebidos na solenidade representaram moradores da zona norte de Manaus e de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).“ Eu me sinto muito honrada de estar recebendo e levando para minha casa o meu título, que há 25 anos eu aguarda por isso. Obrigada ao governador Wilson Lima e toda equipe da Sect”, disse Maria de Socorro Soares, moradora do conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, que recebeu o título definitivo durante o evento.

Foto: Fábio Romão

Parceria

Durante a cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Amazonas, a Sect, a CGJ/AM e a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM). “Essa parceria tem como objetivo viabilizar ações como registro de imóveis, emissão de certidões e abertura de matrículas para lotes e títulos de posse”, explicou Renata Queiroz.

Com validade inicial de cinco anos, o termo formaliza responsabilidades, estabelece procedimentos e garante a segurança jurídica das ações de regularização fundiária, beneficiando moradores cadastrados no programa estadual. “A formalização dessa parceria é essencial para agilizar a regularização fundiária, ampliando o acesso das famílias ao direito à propriedade, com todos os benefícios que ela proporciona”, disse a secretária.

Foto: Fábio Romão

Regularização: segurança e valorização

Desde 2019, a Sect já emitiu mais de 5 mil títulos definitivos, impactando cerca de 25 mil pessoas na capital e no interior do Amazonas. A meta é dobrar esses números até 2026, totalizando 10.020 imóveis regularizados.A regularização fundiária, ressaltou Renata Queiroz, garante aos proprietários segurança jurídica total sobre seus imóveis, permitindo acesso a financiamentos para construção ou reforma, valorização da propriedade e direito à herança legal.

Amazonas Meu Lar

Essas ações integram o programa habitacional Amazonas Meu Lar, que tem promovido avanços significativos na política fundiária do estado. Desde junho de 2023, a parceria entre o Governo do Amazonas e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tem agilizado a concessão de títulos, beneficiando famílias que aguardavam há anos pela formalização de seus imóveis.“Esses títulos definitivos já entregues e registrados em cartório são um marco que, além da segurança jurídica, facilitam a valorização das propriedades, promovendo o desenvolvimento das comunidades”, ressaltou Renata Queiroz.A Semana Nacional do Solo Seguro Amazônia Legal, enfatizou a secretária, reforça o compromisso do Estado em promover o direito à propriedade e fortalecer as bases de uma sociedade mais justa e desenvolvida.A solenidade contou também com a presença de autoridades de destaque, incluindo os juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), Liz Rezende e Lisandro de Figueiredo; a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Nélia Caminha; a vice-presidente do TJAM, Joana Meirelles; o corregedor-geral de justiça, Jomar Fernandes; e o ouvidor-geral de justiça, desembargador Abraham Campos Filho, o prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Cloves de Siqueira, e oficiais de cartórios de registros de imóveis.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 131 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

15 de julho de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Aparelho furtado em Manaus é recuperado no interior por meio do programa estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 196 vagas de emprego para esta quarta-feira

15 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Idam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva

15 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual