Concerto gratuito celebrou a história do espaço cultural, com clássicos do jazz e emoção compartilhada entre artistas, estudantes e público
Fotos: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaO Teatro da Instalação celebrou seus 24 anos de fundação com um concerto especial da Amazonas Band, na noite de quarta-feira (07/05), com entrada gratuita e casa lotada. A apresentação reforçou o valor histórico e cultural do espaço, localizado no Centro de Manaus, reunindo músicos, estudantes, professores e admiradores da música instrumental.
A Amazonas Band, corpo artístico criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, também comemorou seus 25 anos de trajetória durante o espetáculo, com regência do maestro Rui Carvalho. O repertório percorreu a essência do jazz “mainstream”, com obras de grandes nomes como Louis Armstrong, John Coltrane, Duke Ellington e Thelonious Monk.
História e memória no palco
O regente da Amazonas Band expressa a importância desse momento nesse espaço tão icônico da cultura manauara, “É um momento duplamente marcante. Celebramos o aniversário do teatro e, também, meus 24 anos de chegada a Manaus, quando fechei parceria com a Secretaria de Cultura, exatamente no dia 7 de maio de 2001. O Teatro da Instalação é nossa casa, e cada apresentação aqui carrega significado, memória e gratidão”, declarou o maestro Rui Carvalho.
Fotos: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“Eu estava aqui no dia da inauguração, em 6 de maio de 2001, quando a Amazonas Band se apresentou com a Amazonas Filarmônica, no Festival Amazonas de Ópera. Foi quando tudo começou e, posteriormente, eu me tornei regente”, lembrou-se o maestro, de um momento especial vivido no espaço.
Patrimônio cultural em pleno centro
Inaugurado em 2001 com a ópera A Ópera dos Três Vinténs, o Teatro da Instalação é reconhecido pela arquitetura característica com azulejos azuis, símbolo da Belle Époque manauara. Hoje, com capacidade para 214 pessoas, o espaço abriga ensaios e apresentações da Amazonas Band e do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), além de receber espetáculos de teatro, dança, música e cinema.
Conexões que inspiram
Professor de música da Banda Marcial Aristóteles, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, Armando Ferreira comemorou a oportunidade de levar seus alunos para prestigiar o espetáculo da Amazonas Band. Segundo ele, o convite partiu do saxofonista Daniel Nascimento, integrante da banda e seu amigo pessoal.
“É uma alegria imensa poder proporcionar esse tipo de vivência aos nossos alunos. A Amazonas Band é uma referência de excelência musical, e presenciar uma apresentação como essa é algo que inspira e amplia os horizontes deles”, afirmou. O projeto da banda, criado em 2021, atende cerca de 60 alunos por meio de uma iniciativa da Prefeitura de Manaus.
Foto: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Entre os presentes na plateia, estava o jovem Pedro Vinícius, aluno do professor Armando na Banda Marcial Aristóteles. Encantado com a performance, ele destacou a segunda música como a sua favorita. “Achei a apresentação muito boa, a música “In Walking Bud” foi minha favorita, porque foi relaxante e especial para mim. Nunca tinha visto a Amazonas Band antes. E foi incrível. Espero poder voltar em uma próxima vez”, disse Pedro Vinícius, entusiasmado com a experiência.
O post Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.