O espaço de gastronomia e artesanato no “#SouManaus Passo a Paço 2025” se transforma em um ponto de encontro imperdível para o público que aproveita o terceiro e último dia do maior festival gratuito de artes integradas do Brasil neste domingo, 7/9. É onde os sabores regionais ganham destaque com a valorização da culinária local e também do talento dos artesãos que brilham em cada peça exposta, celebrando a cultura amazônica.
A coordenadora do Festival de Gastronomia e artesanato, Luciana Batista, de 51 anos, enfatiza a importância do espaço durante o evento.
“Estamos neste espaço maravilhoso, na praça Dom Pedro 2º, com nossas barracas, com nosso festival, com nossa gastronomia local. Aqui nós temos food truck, carrinho ambulante, temos sorvete na chapa, temos um pouco de tudo, então, quem vem para o ‘#SouManaus’ vai poder se deliciar com tudo isso. Temos nossa área de artesanato, onde temos 20 empreendedores com o melhor artesanato e economia criativa que vocês podem usufruir”, relata a coordenadora.
Dentre os empreendedores integrantes do festival gastronômico do evento, o público do estande “Delícias da Iaiá” se destaca com uma culinária refinada e rica em raízes locais.
“Estamos aqui no festival gastronômico, está sendo muito prazeroso participar desse evento que é tão grandioso, porque não é só show, não são só atrações musicais, é cultura, é gastronomia. Aqui no ‘Delícias da Iaiá’, nosso cargo chefe é o pirarucu de casaca, além do salpicão de frango, arroz paraense, vatapá de camarão. Então, as pessoas vêm, prestigiam, e nós fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Quero agradecer à oportunidade que a Prefeitura de Manaus está dando aos empreendedores, é muito gratificante. Agradeço à prefeitura, ao prefeito David Almeida e ao vice-prefeito Renato Junior”, comentou a empreendedora Maria Paula Montenegro, 28 anos.
O público do festival gastronômico ficou imensamente satisfeito com a iniciativa da Prefeitura de Manaus de trazer, por meio das barracas de comida, uma parte da cultura local, como citou a estudante de biologia Julia Vaz, de 18 anos, que chegou cedo para garantir seu pirarucu de casaca.
“A comida está maravilhosa, o festival está muito bem organizado e está tudo incrível. Os pratos são bem servidos e comemos com bastante vontade, é uma culinária bem regional, então dá aquele gosto bem amazonense. Muito obrigada, prefeitura, por estar proporcionando esse evento incrível”, agradeceu a jovem.
Com esse festival a Prefeitura de Manaus valoriza e dá visibilidade ao trabalho dos empreendedores locais, que com dedicação e talento apresentam no festival uma verdadeira vitrine da cultura amazônica. Cada prato típico e cada peça de artesanato carrega histórias e tradições que movimentam a economia local neste grandioso festival.

— — —
Texto – Rayana Coutinho e Maria Amed/Semcom
Fotos – Alessandro Araújo/Semcom