Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Trabalho de prevenção e gestão da judicialização da saúde no SUS será um dos representantes da Semsa em mostra estadual

8 de abril de 2025
Compartilhar

O trabalho “Estratégias para a Prevenção e Gestão da Judicialização da Saúde no SUS: A Experiência do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) em Manaus”, é um dos dez que irão representar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, na 6ª Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS!, marcada para os dias 7 e 8/5, como uma experiência bem-sucedida.

Programa nacional proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) foi instituído no Amazonas por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), a Semsa e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), garantindo a integração entre o Judiciário e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O representante da Semsa no NatJus, médico Daniel Magalhães Oliveira, explica que o programa é vinculado ao Comitê Estadual de Saúde, o que possibilita o intenso diálogo entre o Executivo e o Judiciário.

“O NatJus é um instrumento para consulta dos magistrados durante processos que envolvem a judicialização da saúde, como solicitação de equipamentos, medicamentos e serviços de saúde públicos ou privados. Durante o processo, o juiz pode solicitar uma manifestação técnica do NatJus sobre o tema, consultando especialistas na área quando há necessidade. Com isso, a tomada de decisão é feita baseada em evidências científicas e o direito à saúde é efetivado com equilíbrio e justiça”, apontou Oliveira.

A partir da solicitação dos juízes, pareceres técnicos são elaborados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas em saúde, utilizando como base protocolos clínicos, diretrizes do SUS, evidências científicas, normativas vigentes e ouvindo os gestores das pastas.

Daniel Oliveira destaca que o NatJus produziu 1.328 manifestações técnicas no ano passado, representando um aumento de 49% em relação ao registrado em 2023. Entre essas manifestações, 554 correspondem a Respostas Técnicas, 347 Notas Técnicas e 427 Cumprimentos de Decisões.

“Desse total, 50% foram acerca de medicamentos. Muitas vezes esse tipo de demanda tem relação com os medicamentos que são de tecnologia nova e que ainda não foram incorporados no SUS. Nesses casos, há indicação para o paciente, mas ainda não houve tempo do medicamento passar por toda a análise necessária para ser incorporado ao SUS. Por meio da análise do NatJus, zelando pela universalidade e equidade no SUS, é possível criar uma via para que o usuário possa acessar essa nova tecnologia”, afirma Daniel Oliveira.

Entre os resultados positivos do NatJus, o médico também cita a geração de uma economia de R$ 6.365.457,83 para o erário público, apenas no ano de 2024, ainda fornecendo as melhores alternativas de tratamento e pautado na melhor evidência científica em saúde para cada caso, reduzindo o risco de fornecimento de tratamento inadequados ou sem comprovação científica.

“Nas manifestações técnicas, o NatJus propõe soluções, o que torna possível resolver a demanda do usuário e com isso o processo judicial é considerado extinto, permitindo uma economia para o erário público, de acordo com o valor da causa. Assim, é possível evitar gastar dinheiro público quando não há necessidade e ceder acesso à tecnologia para pessoas que realmente precisam, mesmo que ainda não tenham tido tempo de incorporação ao SUS”, enfatiza Daniel.

De acordo com o médico, o trabalho “Estratégias para a Prevenção e Gestão da Judicialização da Saúde no SUS: A Experiência do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) em Manaus” irá concorrer na 6ª Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS! como uma experiência bem-sucedida.

“Dez experiências apresentadas pelo município foram selecionadas para a mostra estadual e, dependendo do resultado, terão a oportunidade de representar Manaus na mostra nacional”, concluiu Daniel.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

No ‘Dia do Homem’, Prefeitura de Manaus intensifica oferta de serviços de saúde

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura nomeia 12 condutores de ambulância aprovados no concurso público da Semsa

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Manaus Previdência lança ‘Solicitação On-line de Pensão por Morte’ para agilizar atendimento

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia operação de limpeza nos cemitérios públicos de Manaus para o Dia dos Pais

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Conselho Municipal de Saúde publica lista de entidades habilitadas para processo eleitoral 

15 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

NOTA DE PESAR – Rosilene da Rocha dos Santos

15 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual