Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Tradição e inovação convergem na última noite dedicada aos bois de Manaus no 66º Festival Folclórico do Amazonas

28 de julho de 2024
Compartilhar

Os bois Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão levaram seus temas à arena do Sambódromo encerrando a temporada do folguedo

FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A segunda noite de apresentações dos bois bumbás de Manaus aconteceu neste sábado (27/07), no Sambódromo de Manaus, zona centro-sul, encerrando o 66º Festival Folclórico do Amazonas (FFAM) Categoria Ouro. Os bois Tira Prosa, Corre Campo e o Garanhão, abordaram temas que enalteceram a identidade cultural do Amazonas, clamaram pela preservação da Floresta Amazônica e apostaram em grandes alegorias, comprovando a força dos bumbás da capital.

O 66º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O público prestigiou o evento, que teve entrada gratuita e transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas e Youtube da Cultura do Amazonas.

O bumbá Tira Prosa abriu a noite, defendendo o tema “Tira Prosa – Folguedo, o legado de um povo!”. Nascido no bairro de Santa Luzia, o boi representado pelo coração, carrega um legado de 80 anos de tradição. Conforme o diretor da comissão de artes do Tira Prosa, Naferson Cruz, coroar a essência da tradição foi a proposta deste ano. “Estamos trazendo o boi de chão, o boi das lamparinas. Mergulhamos no passado para emergir nos dias de hoje, trazendo paz, perseverança, esperança através da crença, das nossas tradições”, declara o diretor.

FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia CriativaEm seguida, o Corre Campo assumiu a arena do Sambódromo. Campeão por seis anos, o boi do bairro da Cachoeirinha saiu em busca do título com o tema, “O meu canto é livre!”. Conhecido como “boi do mapa”, o Corre Campo é o grupo folclórico mais antigo em atividade em Manaus e o terceiro no Amazonas.

Fundado há 82 anos, o bumbá apostou na criatividade, aliada à tecnologia. O presidente da agremiação, Alvacir Siqueira ressalta que “o boi se apresenta e não brinca de festival”. “O Corre Campo vem gigantesco, em busca do heptacampeonato. Com certeza, vamos beliscar mais esse troféu para a comunidade da Cachoeirinha. Ele vem muito folclórico, muito indígena e vem falando de toda diversidade”, adiantou Alvacir.

FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia CriativaEncerrando o sábado, o Garanhão do bairro do Educandos, defendeu o tema “Boi Garanhão 2024 – O verde que abraça a esperança”. Fundado em 1991, há três anos uma mulher assumiu a presidência da associação folclórica. Altelia Ribeiro, comanda com maestria o boi também conhecido como o “boi da cidade alta”. “Eu acredito que o nosso foco maior é a garra, determinação e a vontade de vencer”, disse. No enredo deste ano, o Garanhão ressalta a luta pelos povos indígenas e personalidades em defesa da Amazônia. “Nós vamos trazer os mártires, os lendários da nossa batalha, e muita garra e força”, acrescenta Altelia.

FOTOS: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia CriativaTemporada folclórica

A programação do 66º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro se estendeu de 12 a 24 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia e, nesta sexta e sábado (26 e 27/07), no Sambódromo.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o festival alcançou resultados positivos e números recordes. “Mais uma vez um evento realizado pelo governo Wilson Lima, valorizando a cultura popular, com os grupos que se apresentaram tanto no Centro Cultural Povos da Amazônia, como no Sambódromo de Manaus. Foram 66 grupos e um público recorde de mais de 120 mil pessoas em 13 dias de festa”, declarou.

“Sem sombra de dúvidas, ganha o folclore valorizado, nós temos um trabalho feito nas comunidades valorizado, e temos a expectativa de quem serão os campeões desta edição do Festival Folclórico do Amazonas”, disse o secretário.

Neste sábado, entre o público que se fez presente no Sambódromo, Victor Augusto reuniu os amigos para prestigiar a última noite do festival. Para ele, mais que torcer por um boi bumbá é a valorização da cultura popular. “É bom para ressaltar a cultura do nosso estado, e que tem seis bois da categoria ouro, fora o festival que ocorre na Bola da Suframa (Centro Cultural Povos da Amazônia). É excelente, porque continua validando e exaltando a cultura do nosso estado”, disse Victor, morador do bairro Parque 10.

Apuração

A apuração dos resultados das danças folclóricas e dos bois-bumbás de Manaus acontecerá na próxima segunda e terça-feira (29 e 30/07), às 16h e 14h, respectivamente, no auditório Gabriel Gentil, no Centro Cutural Povos da Amazônia, Distrito Industrial.

Na segunda-feira, disputam pelo título de campeão de 2024, as seguintes modalidades de danças folclóricas: Quadrilha Tradicional, Povos Indígenas, Dança Regional, Nacional e Internacional, Ciranda, Quadrilha Alternativa, Cacetinho, Dança Afro-Brasileira, Quadrilha Cômica, Garrote Tradicional e Regional, Quadrilha Duelo e Dança Nordestina. Na terça, entre os bois bumbás, a corrida pelo troféu será entre Clamor de um Povo, Brilhante, Galante, Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão.

FOTO: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

10 de julho de 2025
Amazonas

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

10 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

10 de julho de 2025
Amazonas

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

10 de julho de 2025
Amazonas

Emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário ultrapassam a marca de 13 mil documentos no Amazonas

10 de julho de 2025
Amazonas

Concerto ‘A Arte do Piano – A Quatro Mãos’ valoriza vínculos familiares e prática coletiva da música em Manaus

10 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual