Evento promovido pelo Detran-AM e Abraciclo destaca a importância da direção defensiva e da prevenção de acidentes
FOTO: Letícia Araújo/FVS-RCP
Buscando promover a saúde no trânsito, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa do pit stop educativo para motociclistas em alusão à Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. O evento ocorre no Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, na zona centro-oeste de Manaus, e segue até sexta-feira (1º/08).
O pit stop é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O objetivo é reforçar a importância da direção defensiva, o uso adequado dos equipamentos de segurança e o respeito às leis de trânsito, buscando promover mais atenção e proteção para motociclistas.
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPDurante o evento, a FVS-RCP distribuiu materiais de educação em saúde, orientando sobre a importância de ações para trânsito seguro. Na oportunidade, as equipes da Fundação também aproveitaram para abordar sobre a prevenção da população às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuindo unidades de gel lubrificante, além de preservativos internos e externos.
No setor saúde do Governo do Estado, também, estiveram presentes equipes da SES-AM. A secretária executiva adjunta de assistência da secretaria, Mônica Melo, destacou a importância da ação conjunta em busca da redução do número de atendimentos de pessoas acidentadas.
Com o apoio do Detran, foi produzido o folder ‘Saúde no Trânsito: Desacelere! Quem te ama quer que você retorne para casa’. “Estamos distribuindo para os motociclistas que estão chegando no posto de atendimento da SES e da Fundação de Vigilância em Saúde e ele vem com os dados de 2024 e alguns dados do primeiro trimestre de 2025”, acrescentou Monica.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o evento destaca a importância da participação da população para a redução de acidentes. “Participar dessa ação é reafirmar o compromisso da FVS-RCP com a prevenção, com o cuidado e, principalmente, com a vida. Lembramos que cada atitude responsável faz diferença para quem dirige, para quem está na garupa e para quem está esperando em casa”, ressalta.
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPO Detran, junto com a FVS-RCP, tem um programa chamado ‘Vida no Trânsito’. “A intenção desse programa, e desse evento junto com a Abraciclo, é a diminuição dos acidentes, conscientizar o condutor e chamar atenção da população, para que a gente entenda que, no trânsito, a gente precisa ter paz”, pontua o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.
Participando do evento, após passar de motocicleta próximo ao pit stop, o mensageiro da Liga do Câncer Reginaldo Barbosa, disse ter aprovado a ação. “Eu peguei o preservativo, fui na palestra e isso chama nossa atenção para ter cuidado com a nossa vida, dentro e fora do trânsito”, disse Reginaldo.
O pit stop contou ainda com a ação de outras instituições, como Batalhão de Policiamento de Trânsito da polícia Militar do Amazonas (BPTran), do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O post Trânsito Seguro: FVS-RCP leva prevenção ao pit stop para motociclistas no Sambódromo de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.