Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Última semana: Governo do Amazonas alerta para o fim da vacinação da febre aftosa

24 de abril de 2024
Compartilhar

Produtores têm até o dia 30 de abril para vacinar o rebanho e até 15 de maio para fazer a notificação

Fotos: Divulgação/Adaf

Nesta quarta-feira (24/04) é comemorado o Dia do Boi, que representa quase 95% do rebanho total de bovídeos no Amazonas e tem a sanidade fiscalizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). Faltando sete dias para o fim da vacinação contra a febre aftosa, o Governo do Amazonas reforça, nesta data, a importância de os pecuaristas vacinarem seu rebanho e realizarem a notificação obrigatória junto à Adaf para tornar o estado livre de febre aftosa sem vacinação.

A última campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece nos 49 municípios amazonenses onde a imunização do rebanho ainda é obrigatória. A vacinação segue até o dia 30 deste mês e a comunicação da vacinação pode ser feita até 15 de maio em um dos escritórios da autarquia ou por meio do atendimento remoto no telefone (92) 99238-5568.

A febre aftosa é uma doença contagiosa que causa perdas de produção, sacrifício compulsório de animais e interdição de propriedades. Por isso, o médico veterinário e diretor-presidente da Adaf, José Omena, convoca todos os produtores amazonenses a valorizarem o seu rebanho.

“Neste Dia do Boi, a Adaf conclama o produtor a zelar pela sanidade dos seus animais, aderindo à última campanha de vacinação no estado e fazendo a notificação junto aos nossos escritórios locais. Produtor, ajude o Amazonas a obter o status de livre de febre aftosa sem vacinação e a expandir para novos mercados a carne produzida aqui”, destacou.

Números

Segundo dados da Gerência de Defesa Animal (GDA), da Adaf, o rebanho bovino amazonense alcançou, no ano passado, mais de 2,4 milhões de animais, um crescimento de 11,18%, no comparativo com o mesmo período de 2022, com 2,1 milhões de cabeças. Em 2023, a produção de bovídeos (bovinos e bubalinos) atingiu a marca de 2,5 milhões de animais, sendo os bovinos quase 95% do total.

Os municípios com maior representatividade na produção bovina são Lábrea (652,2 mil), Boca do Acre (474,8 mil) e Apuí (293 mil).

O post Última semana: Governo do Amazonas alerta para o fim da vacinação da febre aftosa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Capa, Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas vai construir a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Eirunepé

3 de julho de 2025
Amazonas

Fundo Nacional de Segurança Pública aprova gestão de recursos feitos pela SSP-AM

2 de julho de 2025
Amazonas

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

2 de julho de 2025
Amazonas

Ciama realiza Workshop sobre Integridade e Compliance e reforça compromisso com a ética na gestão pública

2 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta quinta-feira

2 de julho de 2025
Amazonas

PAC Móvel Açaí passa a atender no Caic Edson Melo, na zona leste de Manaus

2 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual