Objetivo é treinar profissionais para a gestão eficiente e eficaz do programa de imunização
FOTO: Letícia Araújo / FVS-RCP
Segue até sexta-feira (19/09), a capacitação “Gestão em Imunização com Ênfase no Macroplanejamento para Ações de Vacinação de Alta Qualidade no Amazonas”, promovida pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Iniciada na segunda-feira (15/09), o treinamento é voltado a profissionais de Manaus e 20 municípios do estado.
O evento é destinado para coordenadores municipais de imunização e tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão eficiente e eficaz do programa de imunização.
A diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim, destaca a necessidade da iniciativa junto aos municípios. “O processo de macroplanejamento é identificar oportunidades de melhoria, analisar onde precisamos avançar e garantir que os municípios recebam os imunizantes em tempo oportuno. Este momento é justamente para trabalharmos juntos, integrando as equipes”, pontua.
FOTO: Letícia Araújo / FVS-RCP
Para a gerente estadual do Programa de Imunização da FVS-RCP, Ângela Desirée, é importante empoderar o enfermeiro no programa de imunizações. “A proposta é, que no final dessa capacitação, os participantes saiam com conhecimentos suficientes para poder trabalhar na gestão municipal de saúde, mas também trabalhar junto à sociedade e as e as outras secretarias para que possamos alcançar as coberturas vacinais”, ressalta Ângela.
Durante o evento, FVS-RCP ministra palestras sobre os aspectos técnicos, administrativos, de planejamento, monitoramento e avaliação.
Participando do treinamento, a coordenadora de imunização do município de Tonantins, Luma Pereira, ressalta o desafio logístico do município. “Como Tonantins fica no meio do Alto Solimões, a gente tem um pouco de dificuldade para chegar nos municípios de difícil acesso, mas com essa capacitação, a gente vai montar estratégias para ir até no último município, onde fica de quatro horas para Tonantins, imunizar as crianças, os adultos e os adolescentes”, acrescenta.
Além de Tonantins, participam municípios como Anamã, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Manacapuru, Manicoré, Manaus, NOVO Airão, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Tapauá e São Gabriel da Cachoeira.
Programação
Em 2025, os treinamentos da FVS-RCP já alcançaram os municípios Manacapuru, Tefé e além de Manaus nos próximos meses, a agenda seguirá com atividades e a programação continua nos municípios de Itacoatiara, Tabatinga e Parintins.
Eixo da Vigilância em saúde
A Vigilância Epidemiológica, integrada à FVS-RCP, tem a missão de proteger a saúde da população por meio do Programa Estadual de Imunização, que planeja, capacita profissionais, coordena e monitora as coberturas vacinais. Também garante a distribuição segura de imunobiológicos para salas de vacinação e ações extramuros, inclusive em áreas remotas, assegurando a prevenção de doenças, o controle de surtos e a promoção da qualidade de vida no Amazonas.
O post Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.