Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Vai à sanção Projeto de Lei de Débora Menezes que garante assistência especializada às pessoas com epidermólise bolhosa

31 de outubro de 2024
Compartilhar

Para garantir atendimento humanizado para pessoas com epidermólise bolhosa, a deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 1.073/2023, que estabelece diretrizes para Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na REDE pública de saúde.
O PL foi aprovado no dia 15/10, no plenário Ruy Araújo, e aguarda sanção do governador Wilson Lima (UB).
De acordo com a deputada, 15 pessoas têm a doença no Amazonas. A epidermólise bolhosa, segundo o Ministério da saúde, é uma doença rara, genética e hereditária, que provoca formação de bolhas na pele após mínimo atrito ou trauma.
A parlamentar explicou que o projeto determina que o poder público estadual ofereça atendimentos como consultas, exames, diagnósticos, assim como disponibilizar aos pacientes curativos, coberturas, medicamentos e suplementos.
O objetivo do PL é garantir atendimento especializado, com equipe multidisciplinar capacitada, que tenha conhecimento científico da patologia e façam, inclusive, acompanhamento genético dos pacientes e seus familiares.
“A dor e dificuldade decorrentes da doença são agravados pelos altos custos e demanda intensiva de cuidados que o tratamento requer. Ao longo dos últimos meses, o Ministério da saúde identificou a necessidade de organizar e aprimorar a linha de cuidado hoje disponível para atender os pacientes com epidermólise bolhosa nos serviços públicos de saúde”, afirmou a deputada, salientando a importância do projeto e acreditando que o governador vai sancionar a Lei.
Requerimento
Na mesma esteira, Débora Menezes apresentou o Requerimento nº 3.450/2024, em setembro, solicitando à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) o fornecimento de produtos e medicamentos aos pacientes acometidos por essa doença rara.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Frempeei promove ação voltada aos artesãos na Assembleia Legislativa

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Projetos de Lei sobre capacitação de enfermeiros empreendedores e apoio financeiro a mulheres vítimas de violência tramitam na Aleam

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas inova no ‘Setembro Amarelo’ com painel interativo para saúde mental de servidores

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Apoiado por parlamentares, Wilker Barreto propõe emenda parlamentar para que a isenção do IPVA alcance todas as pessoas com deficiência

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Comandante Dan pretende acabar com revistas vexatórias no Amazonas

18 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais apoiam projeto de redução de ICMS, IPVA e ITCMD

17 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual