Na tarde de quinta-feira (16/1), o vereador Aldenor Lima (União Brasil) recebeu um vídeo onde continham imagens exibindo um animal sendo brutalmente espancado pelo tutor, na localidade do bairro São José, zona Leste de Manaus.
Diante da situação, o vereador foi ao local junto com a equipe da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), que acompanhou o resgate.
“Maltratar animal é crime e, se ele não sabia disso, vai saber agora”, destacou o vereador. “Quem faz isso com um cachorro pode fazer facilmente com um ser humano e a população deve estar atenta a isso”, complementou Aldenor.
Após notificar o tutor oficialmente sobre o ocorrido, o animal foi resgatado pelo vereador para consultas médicas e após isso, será encaminhado à adoção responsável.
“O animal já está conosco e vamos cuidar dele da melhor maneira possível. Em breve, o Thor – animal resgatado – ficará disponível para adoção responsável”, enfatizou o parlamentar que complementou dizendo que em seu mandato, será ‘tolerância zero’ para pessoas que maltratarem animais .
Maus-tratos é crime
No Brasil, maus-tratos aos animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Desde 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cachorro ou gato.
Qualquer ação criminosa pode ser denunciada no disque denúncia 181 ou pelo 190. Além disso, os crimes de maus-tratos aos animais podem ser direcionados para a Central de Atendimento do vereador Aldenor Lima por meio do número (92) 98211-1111, via mensagem por WhatsApp.
Vereador Aldenor Lima atua em denúncia de maus-tratos na zona Leste de Manaus Câmara Municipal de Manaus.