Na manhã desta segunda-feira (10 de fevereiro), o vereador Aldenor Lima (UB) deu início ao trâmite para o Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso dos fogos de artifício do tipo estampido. A medida é em favor de animais, idosos, crianças e pessoas com deficiência (PcDs) que sofrem com o barulho causado pelo produto após ser lançado.
“Isso irá gerar muitos debates na Casa Legislativa, mas é uma discussão importante que precisamos ter. Afinal, o estampido causa sofrimento e, em alguns casos, até a morte de animais e de pessoas”, detalhou o vereador.
Na abertura dos trabalhos legislativos da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar aproveitou a oportunidade para ressaltar as causas que vai defender pelo bem-estar da população manauara e da causa animal da capital do Amazonas.
“Trabalho árduo é marca do nosso mandato, seja em favor dos animais, causa que me colocou aqui, ou pelas pessoas com deficiência, em nome do meu filho Joaquim, e também por todas as outras causas que chegarem ao nosso gabinete, pois serei um vereador de mandato acessível. O tripé do nosso mandato é trabalho, compromisso e transparência”, ressaltou.
Proteção animal
Primeiro médico veterinário da CMM e protetor da causa animal, Lima enfatizou que, enquanto estiver como vereador, não irá tolerar os maus-tratos com a fauna da capital, seja doméstica ou silvestres, fiscalizando os crimes cometidos em Manaus.
“Que a população saiba que terá um vereador atuante, que não se calará frente aos maus-tratos cometidos contra animais. Aliás, eu enfatizo aqui que é tolerância zero para isso e cadeia para quem comete esse tipo de crueldade com os seres inocentes”, destacou.
Secretaria de Estado de Proteção Animal
A criação da Secretaria de Estado de Proteção Animal é um assunto muito comentado nos últimos dias no estado do Amazonas. Questionado sobre como se posicionaria em relação ao assunto, o vereador Aldenor Lima salientou a importância da indicação do nome mais falado para assumir a pasta, a deputada estadual Joana Darc (UB).
“É uma secretaria importante que vai revolucionar a causa animal no estado e, sem dúvida alguma, o nome da causa animal no Amazonas é Joana Darc. Por toda luta que foi implantada, quando ninguém falava em animais, e por todas as conquistas estabelecidas que, com certeza, não vão parar agora. Muito pelo contrário, aumentará e se fortalecerá com ela e comigo, agora vereador”, disse.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)
Vereador Aldenor Lima defende o fim do uso de fogos de artifício com estampido em Manaus Câmara Municipal de Manaus.