A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), apreendeu aproximadamente 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares em uma ação de fiscalização realizada nesta sexta-feira, 29/8, em um comércio na rua Miranda Leão, nº 408, centro da cidade.
No local, foram encontradas 800 caixas contendo potes de 2 quilos de alho triturado, as quais apresentavam violações nas embalagens e produtos com alterações na cor e na textura, indicando contaminação, totalizando 6,4 toneladas do alimento. Além disso, também havia 98 caixas contendo, cada uma, 10 quilos de colorífico (colorau) com a validade já expirada, em um total de 980.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explica que a descoberta e apreensão dos produtos é resultado do trabalho de monitoramento de comércios de alimentos no centro da cidade, realizado pelas equipes da Visa Manaus.
“Os fiscais da Visa Manaus estão realizando um trabalho expressivo na região central da capital amazonense, como parte dos esforços para ordenamento dessa área tão importante para a economia, a cultura e o turismo da nossa cidade”, destaca a diretora.
Além das ações conjuntas com outros órgãos da prefeitura, como parte do “Mutirão no Bairro”, a Visa também tem mobilizado equipes de fiscais para verificar a segurança sanitária dos alimentos vendidos à população. Desde o dia 4 de agosto, já foram mais 60 comércios fiscalizados, com 44 locais autuados para realizar reparos e adequações, e três comércios interditados.
O comércio inspecionado nesta sexta-feira, 29/8, também foi interditado após as irregularidades encontradas. Os responsáveis pelo estabelecimento irão responder a processo administrativo Sanitário (PAS), que PODE resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.
Os alimentos apreendidos serão levados para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010.
Serviço
A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa