A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, nesta terça-feira, 15/4, à operação “Semana Santa”, para reforçar as boas práticas sanitárias junto a comerciantes de pescado em feiras populares da capital amazonense. A ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
O nome escolhido para a iniciativa faz referência aos festejos da Semana Santa, tradicional celebração cristã em que os fiéis trocam o consumo de carne bovina e de aves por peixes, aumentando a demanda pelo alimento.
“Sabemos da importância que a Semana Santa tem para o comércio de pescado e mobilizamos nossa equipe para uma série de inspeções de cunho principalmente orientativo, mas sem deixar de verificar o cumprimento das exigências básicas de higiene nos pontos de venda”, explicou o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.
Na manhã desta terça-feira, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus inspecionaram três locais: a feira Manaus Moderna e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro da cidade; e a feira da Panair, no bairro Educandos, zona Sul. Em todos eles, a equipe conversou com os permissionários dos pontos de venda, orientando sobre as adequações necessárias – como, por exemplo, o uso de touca para prender os cabelos ou o reabastecimento constante de gelo nos expositores –, e mostrando para os feirantes os bons exemplos encontrados ao longo da fiscalização.
“É importante incentivar a adoção das boas práticas sanitárias pela via da educação e do reconhecimento de iniciativas bem-sucedidas. A Visa Manaus ainda é percebida por alguns cidadãos como um órgão de natureza punitiva, e nossos esforços buscam mostrar que é possível melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos oferecidos à população, por meio da disseminação de conhecimentos”, afirmou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
A operação “Semana Santa” continua nesta quarta-feira, 16/4, com mais inspeções a pontos importantes do comércio popular de pescado, promovendo um ambiente mais seguro para a compra de alimentos durante as festividades tradicionais.
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa