O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) defendeu o uso da Lei Rouanet como mecanismo de apoio financeiro para as festas culturais realizadas nos municípios do interior do Amazonas. Segundo o parlamentar, além de fortalecer a tradição e a identidade cultural, esses eventos movimentam a economia local e geram emprego e renda para a população.
Wilker Barreto citou como exemplo a 20ª Festa do Cacau, em Urucurituba, e a 22ª Festa da Castanha, em Tefé, realizadas no último fim de semana. “Esses eventos não aquecem apenas o aspecto cultural. Quando chego nas cidades, gosto de ver a banquinha vendendo, o mototáxi sem parar, o hotel lotado, os restaurantes cheios. A economia gira intensamente por pelo menos quatro dias. Isso impacta diretamente na renda dos municípios”, destacou.
Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker defende que parte dos recursos da Zona Franca de Manaus, via Lei Rouanet, possa ser direcionada para apoiar essas festividades, reduzindo a dependência de emendas parlamentares. “A estrutura de som, palco, iluminação é cara. A Festa do Cacau, por exemplo, teve apoio da minha emenda. Também ajudei a Festa da Castanha. Mas se houver incentivo via Lei Rouanet, isso incrementa ainda mais”, explicou.
O deputado reforçou o caso do Festival de Parintins como um exemplo claro do impacto positivo da Lei Rouanet. “Parintins tem um aporte significativo de recursos e isso permite a grandiosidade do evento. Mas, o interior do Amazonas tem muitas outras manifestações culturais riquíssimas, como o boi-bumbá de Fonte Boa e de Urucurituba, que também merecem apoio. Essas festas não movimentam só o período do evento, mas criam uma cadeia cultural e econômica que envolve muita gente ao longo do ano”, afirmou.
Para Wilker, incentivar o acesso à Lei Rouanet é uma forma de transformar a cultura em vetor de desenvolvimento. “Vamos trabalhar para incentivar a elaboração e aprovação de projetos para captar recursos e fortalecer nossa cultura”, concluiu.
Mídias: https://drive.google.com/drive/folders/1OZKdFO9Wy5pIE6mxv6nHe5eQgbHorOld?usp=sharing.