Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Wilker Barreto volta a cobrar esclarecimentos do governo acerca de atrasos salariais de vigilantes

22 de abril de 2025
Compartilhar

Nesta quarta-feira (22/4), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) voltou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para denunciar a situação dos vigilantes terceirizados das empresas Probank e Locati, que há quatro meses enfrentam atrasos salariais e seguem sem qualquer resposta do Governo do Estado. O parlamentar cobrou providências imediatas e respeito com os trabalhadores, que prestam serviços essenciais a órgãos públicos, principalmente na área da saúde.
Cronologia das manifestações
Desde janeiro deste ano, os vigilantes têm procurado a Aleam para denunciar os constantes atrasos salariais. Em uma das primeiras ações, realizaram manifestação pacífica em frente à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), sendo recebidos pela pasta, que prometeu buscar soluções. No entanto, até hoje, nada foi resolvido.
Em fevereiro, Wilker promoveu reunião com a Comissão de Segurança Pública para tratar do caso, após as empresas retirarem os vigilantes dos postos de trabalho. A ausência dos profissionais obrigou a Polícia Militar a cobrir a segurança de prédios públicos, evidenciando a gravidade do problema. Em março e abril, os trabalhadores retornaram à Assembleia sem que houvesse qualquer avanço ou resposta efetiva do Governo.
Reivindicações
Em Sessão Ordinária, Wilker Barreto expressou indignação com a postura da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) diante dos salários atrasados. O parlamentar levantou suspeitas de má gestão dos recursos públicos, questionando como, mesmo com o aumento da arrecadação no primeiro trimestre, os vigilantes seguem sem receber. Para Wilker, a situação é grave e configura improbidade administrativa, devendo ser investigada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.
“Eu estou denunciando a secretária de Estado de Saúde por improbidade, porque para mim está configurada improbidade. Para onde está indo o dinheiro da saúde? Para onde está indo o orçamento crescente? Pegue os números do primeiro trimestre. A receita do estado subiu. Se a receita sobe, como é que trabalhadores terceirizados estão sem receber? Se isso não for um alerta para esta Casa, é o quê? Se não for um alerta para o Ministério Público, Tribunal de Contas, é o quê?”, questionou.
Além das denúncias, Wilker também apresentou uma proposta concreta para tentar resolver o impasse. Ele sugeriu que a Assembleia intermedeie uma ação junto ao Ministério Público do Trabalho, envolvendo o Governo do Estado, as empresas terceirizadas e a Secretaria de Saúde. O deputado alertou ainda para o risco de os recursos serem repassados diretamente às empresas sem garantias de que o valor chegue aos trabalhadores, já que muitas delas acumulam dívidas e bloqueios judiciais.
“Além das denúncias, Wilker também apresentou uma proposta concreta para tentar resolver o impasse. Ele sugeriu que a Assembleia atue junto ao Ministério Público do Trabalho para promover uma mediação entre o Governo do Estado, as empresas terceirizadas e a Secretaria de Saúde. O deputado alertou ainda para o risco de os recursos serem repassados diretamente às empresas sem garantias de que o valor chegue aos trabalhadores, já que muitas delas acumulam dívidas e bloqueios judiciais”, declarou.
Mídias: https://drive.google.com/drive/folders/1c5nf3jlq2roFTTmVDeoSZzw3ISzuYCmq?usp=sharing.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade

3 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa apresenta leis e projetos voltados para o ‘Julho Verde’, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

3 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia investiu esforços em campanhas durante o primeiro semestre de 2025

3 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Presidida por Adjuto Afonso, Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Aleam concorre em premiação nacional do Sebrae

3 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Lei de João Luiz: Faturas de energia no Amazonas terão mensagens sobre saúde mental

3 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan percorre 13 municípios em agenda intensa para ouvir os cidadãos

3 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual