O vereador Zé Ricardo (PT) visitou, nesta quinta-feira (13), o Projeto de Assentamento Nazaré e a comunidade São Francisco do Mainã, ambas localizadas no região do Rio Amazonas, área rural de Manaus. Além de dialogar com os moradores sobre os diversos problemas enfrentado nas comunidades, o vereador também fez a entrega de materiais e equipamentos da agricultura familiar, adquiridos com recursos de emenda parlamentar de sua autoria, quando foi deputado federal pelo Amazonas.
No PA Nazaré, ouvindo os comunitários, Zé Ricardo constatou que as principais reclamações referem-se às questões de saúde e educação. Segundo os moradores, o único posto de saúde do assentamento, que foi construído há muitos anos com recursos e pelas mãos da comunidade, precisa ser ampliado e modernizado. Além disso, só há atendimento médico uma vez por mês, o que não supre a necessidade das famílias.
Na comunidade existe também uma única escola, que precisa ser ampliada e modernizada, pois é antiga e fora dos padrões atuais. Além disso, os ramais e vicinais que levam as crianças até a unidade educacional, segundo Zé, estão em situação precária, colocando em risco a vida dos alunos, principalmente nos dias de chuva.
Já no Mainã, os moradores cobraram políticas de combate às queimadas e desmatamento, além do apoio à agricultura familiar para que se tenha uma maior produção e melhor qualidade dos alimentos, principalmente na seca, período de grande dificuldade para os produtores de área ribeirinha.
Nesta comunidade, a falta de postos de saúde e de escola também foi lembrado pelos moradores.
Para Zé Ricardo, essas comunidades estão abandonas pela Prefeitura de Manaus e, por isso, ele vai cobrar políticas públicas para essas localidades, sobretudo apoio e investimentos para agricultura familiar.
“Eu vi aqui muitas necessidades que encaminharemos para cobrar um posicionando junto à Prefeitura de Manaus, que tem total responsabilidade de cuidar dessas comunidades e também da produção rural do município, área tão importante para cidade, pois cuida da alimentação de todos”, disse o vereador.
O Porto de Manaus foi outro assunto que recebeu muita reclamação por parte dos comunitários. De acordo com os agricultores familiares, nas balsas do Centro da cidade são cobradas altas taxas para desembarque e embarque dos produtos da agricultura familiar, dificultando e encarecendo o escoamento da produção.
Entrega de kits para a agricultura familiar
Na comunidade São Francisco do Mainã foram entregues kits para agricultores familiares que vão ajudar na produção. Carrinhos de mão, enxadas, pás, pulverizadores, tratoritos e internet rural foram alguns dos materiais entregues no local.
Zé Ricardo diz que “acompanhar a entrega desses equipamentos é também fiscalizar a aplicação e destinação do dinheiro público”.
O parlamentar destaca que os materiais podem resultar na melhoria do preço dos produtos e da renda das famílias desses trabalhadores, contribuindo assim para o fortalecimento da agricultura familiar.
Os superintendentes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/AM) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AM) também participaram da visita às comunidades ribeirinhas.
Texto: Jane Coelho (assessoria de imprensa do parlamentar)
Zé Ricardo visita área ribeirinha de Manaus, ouve moradores e entrega equipamentos para agricultura familiar Câmara Municipal de Manaus.