Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dra. Mayara apresenta emendas à LOA para realização de concurso na Saúde e convocação de aprovados da PM

12 de dezembro de 2023
Compartilhar

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) apresentou emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para realização de concurso público na área da Saúde, convocação de aprovados na Segurança Pública e implantação de projetos voltados para a Saúde da Mulher. A LOA deve ser votada nesta quarta-feira(13).
Dentre as principais emendas, está a destinação de recursos para realização de Concurso Público visando a contratação de médicos para ampliar o quadro de profissionais no interior. Segundo a deputada, a medida não impactaria o financeiro do estado.
“Neste sentido, a compensação financeira para a medida partiria do orçamento da própria SES, dos recursos provisionados para pagamento de pessoal terceirizado. De igual modo, é necessário que se realize com urgência, concurso público para os diversos cargos da saúde estadual a fim de se reduzir a defasagem no número de profissionais em efetivo exercício, manejando melhor a carga horária daqueles que já estão vinculados à SES e para se conferir melhor qualidade de atendimento aos cidadãos amazonenses”, afirmou.
Voltada para a Saúde da Mulher, Mayara propôs a destinação de recursos para inclusão do “Programa Sentinela da Vida”, lei de sua autoria, em ações continuadas no Amazonas. O programa tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna grave no estado com o acompanhamento em tempo integral da gestante de risco. A parlamentar também sugeriu a instalação e implementação do Projeto Ver e Tratar o Colo Uterino, que visa solucionar o difícil acesso a consultas e exames ginecológicos para interioranas.
“Além da implantação do Ver e Tratar e Sentinela da Vida para as mulheres, também apresentamos a emenda para criação dos Jardins Sensoriais em órgãos públicos. É uma área especial usada para reabilitação em fisioterapia, podendo ser útil para as demais pessoas por estimular os sentidos que se encontram adormecidos pela prioridade dada à visão, ajudando-os a relaxar ao entrar em contato com a natureza e a reassumir seu corpo tendo seus sentidos integrados”, explicou.
Outra área contemplada nas emendas foi a Segurança Pública. A deputada sugeriu o envio de recursos para contratação de remanescentes aprovados nos concursos públicos em vigor para a Polícia Militar.
“Muito embora o Governador do Estado já tenha convocado parte dos concursados da Polícia Militar do Estado, sabemos das dificuldades no quadro de pessoal daquela instituição. O Estado possui um concurso em vigor, neste sentido, esta emenda destina parte do orçamento para a contratação de mais candidatos aprovados no certame para que prestem serviços à Segurança Pública e fortaleçam o combate ao crime no Amazonas”, reforçou.

Cultura indígena
Com intuito de valorizar a cultura indígena, Mayara propôs emenda para incentivo aos projetos que contribuam para difusão da cultura, direitos e aumento de renda dos povos indígenas através de expressões culturais e comercialização de artesanato.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade, Aleam participa com comissões permanentes do 58° Festival Folclórico de Parintins

27 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan inicia recesso parlamentar percorrendo 12 municípios

27 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Resultado de trabalho conjunto, presidente Roberto Cidade celebra entrega do Prosai Parintins

26 de junho de 2025
Legislativo Estadual

TV Aleam celebra o Festival de Parintins com maratona especial do boi-bumbá

26 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Regulamentação do transporte hidroviário teve apoio dos deputados estaduais da Assembleia

26 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz leva palestra sobre ‘Amazônia Inteligente’ ao Summit Cidades 2025

26 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual