Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Aleam aprova projeto do Dr. George Lins para prevenção da ambliopia nas escolas públicas

13 de dezembro de 2023
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (12/12), o projeto de lei proposto pelo deputado Dr. George Lins (UNIÃO Brasil), que estabelece a implementação de uma campanha de prevenção da ambliopia e a realização do teste de acuidade visual nas escolas de ensino fundamental públicas do estado.
 A ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, é uma condição que afeta a visão, especialmente em crianças. O projeto visa realizar testes de acuidade visual, motilidade ocular e fundoscopia para detectar precocemente esta condição. Estes testes serão conduzidos por médicos oftalmologistas em parceria com as Secretarias Estaduais de saúde e educação.
 “Fico muito feliz que os colegas deputados tenham aprovado este projeto de lei, que busca garantir que crianças em idade escolar tenham acesso a testes oftalmológicos, contribuindo para a identificação precoce de problemas visuais que possam interferir no aprendizado e no desenvolvimento educacional”, destacou o parlamentar.
O projeto estabelece que os resultados dos testes realizados nas escolas serão comunicados aos pais ou responsáveis, que serão orientados a buscar atendimento oftalmológico para a criança, caso necessário. As escolas deverão repassar os resultados à Secretaria de Estado de saúde.
 O Deputado Dr. George Lins justificou a iniciativa, enfatizando a importância da prevenção e detecção precoce da ambliopia, ressaltando que após os sete anos de idade, as chances de recuperação visual são reduzidas.
 “A detecção precoce da ambliopia é crucial para o sucesso do tratamento, que em alguns casos PODE ser corrigido apenas com o uso de óculos, enquanto em outros PODE exigir tratamentos específicos para estimular o uso do olho afetado. Sem tratamento, a ambliopia geralmente persiste até a idade adulta”, finalizou Dr. George.
Lucyleny Rocha (99396-1032) e Juscelino Taketomi (99223-6343)

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe inclusão de bombas de insulina e sensores de glicose no Estatuto do Portador de Diabetes

8 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Setembro Dourado: Assembleia Legislativa implementa pacote de leis para combate ao câncer infantojuvenil no Amazonas

8 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Débora Menezes participa da 36ª Expoap em Apuí e reafirma compromisso com o interior do Amazonas

8 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias propõe Projeto de Lei para garantir acesso à educação a mães solo no Amazonas

8 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel apresenta ofício solicitando retorno do auxílio-fardamento para militares

8 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso garante iluminação especial na ponte Jornalista Phelippe Daou em homenagem ao Dia do Administrador

8 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual