Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

CNJ lança a 2ª. edição do “Prêmio Justiça e Saúde”

17 de julho de 2024
Compartilhar

Com inscrições abertas, “Prêmio Justiça e Saúde 2024” vai reconhecer melhores práticas judiciárias em saúde. 


 

Tribunais, juízes e juízas, entidades do poder público, órgãos do Sistema de Justiça e organizações da sociedade civil poderão se candidatar ao Prêmio Justiça e Saúde do CNJ a partir de segunda-feira (1.º/7). Em sua segunda edição, o prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).

A premiação reconhece boas práticas da Justiça na área da saúde que resultem na redução da judicialização da saúde pública e suplementar e na promoção de ações que contribuam para a segurança jurídica, processual e institucional nas demandas de saúde. As inscrições ficarão abertas até o dia 30 de agosto de 2024.

A Portaria nº 207/2024-CNJ estabelece as regras, os procedimentos e os critérios para participação no Prêmio, que vai contemplar cinco categorias: Tribunal, Juiz, Sistema de Justiça, Poder Público e Empresas e Sociedade Civil. Serão reconhecidas práticas de redução dos índices de judicialização da saúde pública e suplementar pela composição pré-processual dos conflitos, e ações de fortalecimento da cidadania pela promoção da segurança jurídica em cada uma nas cinco categorias descritas. No total, serão contempladas 10 ações.

Para participar, os interessados devem se candidatar por meio do formulário disponível no link Prêmio Justiça e Saúde – Portal CNJ e de acordo com instruções e cronograma divulgados no portal. O resultado também será divulgado no Portal do CNJ.

Incentivo às boas práticas

Em 2023, mais de 550 mil processos ingressaram na Justiça com demandas sobre saúde. Os processos referentes à saúde pública totalizaram 327 mil e os relacionados à saúde suplementar somaram quase 235 mil processos – alguns desses processos também tratam de saúde pública. No mesmo período, a Justiça julgou 461 mil processos sobre saúde e terminou o ano passado com um estoque de 754 mil processos pendentes.

Diante desse volume de demandas judiciais, o Fonajus foi criado para propor medidas concretas e normativas referentes às demandas judiciais envolvendo a assistência à saúde. O Prêmio Justiça e Saúde do CNJ visa reconhecer boas práticas na área da saúde e, por isso, as práticas vencedoras desenvolvidas por tribunais e pela magistratura serão publicadas no Eixo Saúde do Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. A plataforma visa compartilhar ações que contribuem para o aprimoramento do Poder Judiciário no país.

Mais informações sobre esta edição do Prêmio pode ser acessada no link a seguir: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/forum-da-saude-3/premio-justica-e-saude/

 

 

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria: uma pessoa cujas mãos (em primeiro plano na fotografia) manuseia um notebook. Ao lado deste notebook, aparece um estetoscópio. O notebook tem a cor branca, com teclas pretas e o estetoscópio tem as cores: azul e prata. Na imagem, os materiais (notebook e estetoscópio) aparecem em cima de uma mesa de madeira.

 

Fonte (Texto e Imagem): www.cnj.jus.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: divulgacao@tjam.jus.br

(92) 99316-0660

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Geral

Deputado Cabo Maciel destaca educação e segurança como prioridades no início dos trabalhos legislativos

4 de fevereiro de 2025
Geral

Em videoconferência, deputada Alessandra reforça luta contra decisão do STJ que relativizou estupro de menina de 13 anos

15 de outubro de 2024

Representantes do “Comitê de Atenção à Pessoa Idosa” realizam tratativas com o CNJ e com o TJDF para projetar ações inclusivas no Amazonas

23 de setembro de 2024

Justiça nega pedido de bloqueio de cartões e de CNH para execução de sentença

20 de setembro de 2024

Em Ipixuna, representantes do Poder Judiciário e do MPE avaliam ações de atendimento em saúde destinadas a comunidades afetadas pela estiagem

20 de setembro de 2024

Ré é condenada a nove anos de prisão por crime de lesão corporal seguida de morte contra outra mulher  

20 de setembro de 2024
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual