Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas atua na elaboração de matérias que asseguram o bem-estar de vítimas de escalpelamento

28 de agosto de 2025
Compartilhar

Em 2010, a Lei nº 12.199 instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado anualmente em 28 de agosto. A data tem papel fundamental na conscientização sobre um problema que afeta, sobretudo, as comunidades ribeirinhas do Brasil.
O escalpelamento é um acidente grave que ocorre quando os cabelos de uma pessoa ficam presos nas hélices de embarcações, provocando a remoção do couro cabeludo e, em casos extremos, de parte do crânio. Esse tipo de acidente é mais frequente em regiões onde o transporte fluvial é amplamente utilizado.
Com o objetivo de minimizar essa realidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem atuado na criação de leis que asseguram o bem-estar das vítimas de escalpelamento.
A Lei nº 6.775/2024, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV) e coautoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), garante o fornecimento de perucas às pessoas vítimas do arrancamento brusco e acidental do couro cabeludo (escalpo).
“Sou coautor da Lei de autoria do deputado Carlinhos Bessa, que estabelece o fornecimento de perucas às pessoas vítimas de escalpo. Infelizmente, esse é um grave problema de saúde pública na nossa região e que merece nossa total atenção. É importante que possamos prestar auxílio às vítimas, que carregam muitas sequelas físicas e emocionais”, afirmou Cidade.
Outra iniciativa da Casa é a Lei nº 5.080/2020, de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), que institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Proteção dos Direitos das Pessoas Vítimas de Escalpelamento.
“É com muito orgulho que apresento à sociedade amazonense esta lei, que cria a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Proteção dos Direitos das Pessoas Vítimas de Escalpelamento. A iniciativa nasceu da necessidade de dar visibilidade a um problema que atinge principalmente comunidades ribeirinhas, onde homens, mulheres e, em especial, muitas crianças têm suas vidas marcadas por acidentes evitáveis, mas ainda frequentes em nossa região”, explicou o parlamentar.
Segundo o autor, o objetivo da lei é duplo: “Por um lado, conscientizar a população sobre os riscos e as medidas de prevenção, como o uso adequado de equipamentos de proteção em embarcações; por outro, garantir que as vítimas sejam vistas, respeitadas e incluídas socialmente. Essa lei é um instrumento de luta pela dignidade, pelos direitos humanos e pela valorização da vida”, enfatizou.
Dados
O Amazonas ocupa a 2ª posição em número de vítimas, de acordo com estudos da Fundação Amazônia de Amparo e Pesquisa (Fadespa). Os três estados com maior número de ocorrências são Pará, Amazonas e Amapá, sendo a maior incidência registrada no estado paraense.
Esse cenário se explica pela concentração de grandes rios na Bacia Amazônica, como o Amazonas, Tapajós e Trombetas, utilizados diariamente por comunidades tradicionais e ribeirinhas em seus deslocamentos por embarcações.
O estudo da Fadespa identificou ainda que 98% das vítimas são mulheres, sendo 67% delas crianças e adolescentes, com idades entre 2 e 18 anos.
A falta de segurança nas embarcações e a ausência de conscientização sobre os riscos associados ao transporte fluvial estão entre os principais fatores que contribuem para a ocorrência dos acidentes.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca contribuições do ministro Mauro Campbell e do juiz Lizandro Garcia para o Judiciário brasileiro, durante outorga da Medalha Ruy Araújo

28 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade comemora decisão do TCU que mantém Licença Prévia da BR-319

28 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas homenageia ministro do STJ, Mauro Campbell, e juiz auxiliar do CNJ, Lizandro Garcia, com a Medalha Ruy Araújo

28 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas sai na frente em defesa de crianças e adolescentes na internet

28 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas apoiam decisão do TCU favorável às obras da BR-319

28 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Escola do Legislativo da Aleam promove formação inédita sobre violência contra a mulher para soldados da Polícia Militar

28 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual