Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

No Dia do Cliente, Assembleia Legislativa do Amazonas reforça compromisso com direitos do consumidor amazonense

15 de setembro de 2025
Compartilhar

O Dia do Cliente, celebrado nesta segunda-feira (15/9), é uma data criada para valorizar o consumidor. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reafirma o seu papel na defesa dos direitos do consumidor amazonense, relembrando ações, leis e projetos que visam garantir uma relação de consumo mais justa e transparente.
Um exemplo é a Lei nº 4.976/2019, que instituiu o Dia do Cliente no calendário oficial do Estado do Amazonas. A norma surgiu a partir de Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), com o objetivo de homenagear o indivíduo que contrata serviços ou adquire mercadorias mediante pagamento, além de estimular que empresas, entidades civis e órgãos públicos realizem atividades voltadas à qualificação das relações de consumo, com eventos e promoções direcionados aos consumidores amazonenses.
Outra iniciativa da Casa é a Lei nº 5.533/2021, que proíbe a troca de medidores e padrões de energia elétrica pelas concessionárias sem a devida comunicação prévia ao consumidor. Já a Lei nº 7.738/2025 assegura o direito de retirada de encomendas em centros de logística ou distribuição, nos casos de tentativas frustradas de entrega. Ambas têm como autor o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).
“Enquanto a data é amplamente utilizada pelo comércio para impulsionar vendas, com ofertas e promoções, o seu significado é mais profundo”, destacou Cidade, afirmando que este dia serve como lembrete para as empresas sobre a importância de valorizar a clientela e, ao mesmo tempo, conscientizar os consumidores sobre seus direitos, previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Cidade também é autor do PL nº 750/2025, em tramitação na Casa Legislativa, que proíbe postos de combustíveis de exporem valores promocionais vinculados a programas de fidelidade em maior destaque do que os preços reais ofertados.
Outros parlamentares também contribuíram com leis de proteção ao consumidor. O PL do deputado Mário César Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), resultou na Lei nº 6.760/2024, que garante ao consumidor o direito de cancelar assinaturas de serviços online de forma rápida e simples.
A Lei nº 6.764/2024, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), veda a criação de cadastros ou “listas negras” de consumidores que ajuízam ações contra fornecedores, assegurando o direito de buscar reparação judicial. Já a Lei nº 6.828/2024, do deputado Thiago Abrahim (UB), obriga as prestadoras de internet a apresentarem, na fatura, gráficos detalhados sobre a velocidade de dados contratada e entregue, promovendo mais transparência ao serviço.
Ações legislativas em favor do consumidor
Além da produção legislativa, a Aleam, por meio de sua Comissão de Defesa do Consumidor, atua na conscientização sobre direitos e garantias, fiscalizando o cumprimento das leis e combatendo práticas abusivas.
“A atuação da Casa é fundamental para que o cidadão amazonense possa exercer seus direitos com segurança, principalmente em um cenário de crescimento do comércio eletrônico e das complexas relações de consumo”, ressaltou o deputado Mário César Filho, presidente da CDC.
Ele destacou ainda que a CDC-Aleam tem se posicionado ativamente em defesa dos consumidores, por meio de ações de renegociação de dívidas, mediação de conflitos, fiscalizações e campanhas educativas em todo o Estado.
Apenas no primeiro semestre de 2025, duas edições da Operação Limpa Nome foram realizadas em Manaus, ambas na sede da Aleam, com estrutura de atendimento direto ao público e participação de concessionárias de água e energia. A atuação da CDC-Aleam também foi fortalecida com parcerias institucionais junto ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), delegacia do Consumidor (Decon-AM), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Amazonas (Arsepam) e à Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-AM.
A comissão tem fiscalizado supermercados, farmácias, postos de combustíveis, lojas e agências bancárias. “As operações resultaram em autuações, apreensão de produtos vencidos e notificações por práticas abusivas”, concluiu o presidente da CDC-Aleam.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Adjuto Afonso comemora pacote de redução de impostos anunciado pelo Governo do Estado

15 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan homenageia psicólogos na Aleam e ressalta os desafios da saúde mental no Amazonas

15 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

‘Uma vitória para cada mãe’, disse deputado Mário César Filho durante a realização da ação Laudo Azul

15 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Débora Menezes homenageia Equipe Baja UEA na Assembleia Legislativa do Amazonas

15 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Aleam realiza ações do ‘Setembro Amarelo’, nesta terça-feira, 16/9

15 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Evento ‘Vira-lata é Tudo de Bom’ terá ação de cuidados gratuitos para cães e gatos em Manaus

15 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual