Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Políticas Públicas de Saúde do Estado são reforçadas com aprovação de 23 Projetos de Lei pela Aleam

22 de outubro de 2025
Políticas Públicas de Saúde do Estado são reforçadas com aprovação de 23 Projetos de Lei pela Aleam
Compartilhar

As políticas públicas de saúde do Amazonas ganharam reforço com a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), de 23 Projetos de Lei (PLs) de autoria dos deputados estaduais. As propostas ampliam direitos, aprimoram a gestão de recursos e fortalecem ações de prevenção, atendimento e conscientização em diversas áreas da saúde.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UNIÃO Brasil), que conduziu a votação, destacou que a produção de políticas públicas voltadas à saúde é essencial para garantir o acesso aos direitos e o bem-estar social.
Autor do PL nº 97/2024, que veda às operadoras de planos de saúde a recusa de contratação por consumidores negativados, Roberto Cidade ressaltou que o acesso à saúde é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal.
“O projeto visa promover a equidade no acesso aos serviços de saúde privada no estado, mitigando possíveis discriminações por situações financeiras adversas”, explicou o parlamentar.
“A deliberação desses projetos reflete a maturidade desta Casa Legislativa em responder às demandas sociais e estabelecer um arcabouço legal, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o deputado Dr. Gomes (Podemos), presidente da Comissão de saúde da Aleam.
Projetos de Lei aprovados
A deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) é autora de nove projetos, entre eles:
PL nº 462/2024 – Criação da REDE de Apoio à saúde Mental de Pessoas com Hanseníase;
PL nº 670/2024 – Promoção da saúde mental na agricultura familiar;
PL nº 681/2024 – Fixação de sinalizadores em quartos ou enfermarias para pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
PL nº 803/2024 – Direitos e medidas de proteção às pessoas vivendo com HIV/AIDS;
PL nº 828/2024 – Ampliação da Lei Rafael Benjamin para assistência especializada em Epidermólise Bolhosa;
PL nº 83/2025 – Criação da REDE Estadual de Nutricionistas para apoio a pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII);
PL nº 84/2025 – Criação de banco de dados de pessoas com doenças renais crônicas;
PL nº 101/2025 – Instituição do Março Borgonha, mês de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo;
PL nº 107/2025 – Aplicação do questionário SNAP-IV para rastrear sinais precoces de TDAH.
O deputado Rozenha (PMB) é autor dos PLs:
PL nº 776/2024, que garante o direito de pessoas com diabetes mellitus portarem alimentos e materiais de controle da glicemia;
PL nº 854/2024, que institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de ASIA;
PL nº 133/2025, que cria o Dia Estadual do acolhimento do Paciente Oncológico.
A deputada Dra. Mayra Dias (Avante) propôs o PL nº 603/2024, que estabelece diretrizes de atenção a gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
A deputada Débora Menezes (PL) é autora dos PLs:
PL nº 703/2024, que institui diretrizes para atenção integral às mulheres com lipedema ou Síndrome de Allen-Hines;
PL nº 144/2025, que estabelece protocolo de atendimento em pronto-socorro para vítimas de tentativa de suicídio.
Os projetos do deputado Mário César Filho (UB) incluem:
PL nº 863/2024, que cria o Plano Estadual de Comunicação Humanizada (PECOH) em atendimentos de pré-natal e parto;
PL nº 151/2025, que institui a Política Estadual “Amamentação sem Dor”.
O deputado Cristiano D’Ângelo (MDB) apresentou o PL nº 128/2024, que institui o Dia de Mobilização a Favor da saúde Mental Materna, a ser celebrado na segunda-feira após o segundo domingo de maio.
O deputado Felipe Souza (PRD) é autor do PL nº 406/2024, que estabelece diretrizes para ações de monitoramento e controle da contaminação por mercúrio no estado.
Já o deputado Thiago Abrahim (UB) apresentou o PL nº 429/2029, que proíbe diferenciação de prazos para marcação de consultas e exames entre pacientes de planos de saúde e pagantes particulares.
O deputado Comandante Dan (Podemos) é autor do PL nº 562/2024, que garante leito ou ala separada para mães com bebês prematuros e mulheres que sofreram aborto.
Por fim, o deputado Dr. Gomes (Podemos) propôs o PL nº 1.332/2023, que assegura preferência de atendimento por teleconsulta médica a idosos.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Setembro Amarelo: leis de Felipe Souza ampliam ações de saúde mental no Amazonas
Legislativo Estadual

Setembro Amarelo: leis de Felipe Souza ampliam ações de saúde mental no Amazonas

1 de setembro de 2026
Deputada Joana Darc propõe Moção de Pesar pelo falecimento do empresário Aldenor Ernesto de Lima
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc propõe Moção de Pesar pelo falecimento do empresário Aldenor Ernesto de Lima

1 de setembro de 2026
Em defesa da saúde mental, Mayra Dias cobra explicações sobre redução de leitos no Cesmam
Legislativo Estadual

Em defesa da saúde mental, Mayra Dias cobra explicações sobre redução de leitos no Cesmam

1 de setembro de 2026
Presidente Adjuto Afonso empossa 25 novos servidores da Assembleia Legislativa
Legislativo Estadual

Presidente Adjuto Afonso empossa 25 novos servidores da Assembleia Legislativa

1 de setembro de 2026
Comandante Dan destaca cultura como instrumento de inclusão social e geração de oportunidades
Legislativo Estadual

Comandante Dan destaca cultura como instrumento de inclusão social e geração de oportunidades

1 de setembro de 2026
Saúde mental domina debates na Aleam no início da campanha Setembro Amarelo
Legislativo Estadual

Saúde mental domina debates na Aleam no início da campanha Setembro Amarelo

1 de setembro de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual