Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Manaus recebe Rede de Trocas do MEC e UFMG para debater educação integral e intercâmbio entre redes

4 de agosto de 2026
Manaus recebe Rede de Trocas do MEC e UFMG para debater educação integral e intercâmbio entre redes
Manaus recebe Rede de Trocas do MEC e UFMG para debater educação integral e intercâmbio entre redes
Compartilhar

Semed de Manaus acolhe profissionais de diversas redes para compartilhar práticas e implementar a educação integral.

Manaus recebeu, nesta terça-feira, 4/8, a REDE de Trocas Manaus 2026: Vozes da Amazônia, Caminhos da educação Integral, iniciativa do Ministério da educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro ocorreu no auditório Luiz Geraldo pontes Teixeira, na sede da Semed, rua Maceió, Parque 10 de Novembro, e reuniu profissionais de diferentes redes de ensino para socializar experiências sobre a implementação da educação integral.

Realização e participantes

A programação incluiu rodas de diálogo e apresentação de projetos de redes do Norte do país. Participaram representantes de Macapá (AP), Boa Vista (RO), Palmas (TO), Bragança (PA) e Rio Branco (AC), com temas ligados à gestão escolar, currículo, cultura, território e práticas pedagógicas.

Ao receber os profissionais contemplados pelo programa, a Semed também apresentou iniciativas desenvolvidas na REDE municipal de Manaus, ampliando o intercâmbio entre educadores e gestores que atuam na educação integral.

Experiências de Manaus

A REDE municipal de Manaus conta atualmente com 14 unidades de ensino que ofertam educação integral, distribuídas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs) Sul, Centro-Sul, Oeste, Leste 1, Leste 2 e rural. Dessas, 13 escolas atendem estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e uma unidade atende alunos do 6º ao 9º ano, beneficiando 4.121 estudantes.

Segundo o secretário municipal de educação, Arone Bentes, o encontro representa oportunidade para fortalecer as políticas de educação integral por meio do compartilhamento de experiências entre redes. “A ‘REDE de Trocas’ permite que conheçamos experiências exitosas de outras redes e também apresentemos o que temos desenvolvido em Manaus. Essa integração fortalece as políticas de educação integral e contribui para ampliar e qualificar as boas práticas educacionais”, afirmou.

Entre as experiências apresentadas por Manaus está a da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, que levou o tema gestão democrática e participação social. A unidade foi vencedora, em junho, da iniciativa do MEC ‘Experiências Inspiradoras da educação Integral’, com o trabalho ‘Práticas de resistência: banzeiro de uma gestão democrática amazônida’.

A diretora da escola, Lúcia Cortez, disse que participar da REDE de Trocas possibilita mostrar o trabalho desenvolvido pela unidade e conhecer outras práticas educacionais. “A troca de experiências nos permite ensinar e aprender. É uma oportunidade de compartilhar nossa prática de gestão democrática, participativa e colaborativa e conhecer outras experiências que podem contribuir para o nosso trabalho”, declarou.

Representando a REDE municipal de Palmas (TO), a coordenadora da Política de educação em Tempo Integral, Graça Alves, apresentou a experiência da capital tocantinense, que oferta a modalidade desde 2017. Atualmente são 24 unidades de ensino e mais de 15 mil estudantes atendidos na educação infantil e no ensino fundamental. Segundo a educadora, o encontro permite mostrar estratégias usadas pela REDE de Palmas na consolidação da educação integral. “Nossa experiência é baseada em um currículo integrado, aliado à formação continuada e ao acompanhamento das práticas pedagógicas”, explicou.

Programação

No período da tarde de terça-feira, 4/8, a programação seguiu no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Viviane Estrela Marques Rodella, no bairro Lago Azul, zona Norte. Na quarta-feira, 5/8, as atividades da REDE de Trocas continuam na escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, onde os participantes poderão conhecer de perto as práticas desenvolvidas pela unidade na área de educação integral.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjD1DMz

Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Semed, #rededetrocas, #mec, #ufmg, #educacaointegral, #waldirgarcia, #gestaodemocratica, #participacaosocial, #palmas, #cime, #lagoazul, #saogeraldo, #auditorio, #maceio, #parque10denovembro, #estudantes, #intercambio, #praticaspedagogicas, #experienciasinspiradoras

Assuntos Capa, Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prazo para opção ao Simples Nacional passa para setembro de 2026 e terá efeitos em janeiro de 2027
Manaus

Prazo para opção ao Simples Nacional passa para setembro de 2026 e terá efeitos em janeiro de 2027

26 de agosto de 2026
Manaus Previdência inicia capacitação para agentes de RH sobre o Sisprev e atualiza rotinas previdenciárias
Manaus

Manaus Previdência inicia capacitação para agentes de RH sobre o Sisprev e atualiza rotinas previdenciárias

25 de agosto de 2026
Rede municipal de Manaus registra participação inédita de 63 escolas na OBMEP Mirim 2026 em primeira fase
Manaus

Rede municipal de Manaus registra participação inédita de 63 escolas na OBMEP Mirim 2026 em primeira fase

25 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus executa demolição administrativa de construção que ocupava calçada no Armando Mendes
Manaus

Prefeitura de Manaus executa demolição administrativa de construção que ocupava calçada no Armando Mendes

25 de agosto de 2026
Sine Manaus oferece 763 vagas de emprego com atendimento presencial em 26/8 das 8h às 14h
Manaus

Sine Manaus oferece 763 vagas de emprego com atendimento presencial em 26/8 das 8h às 14h

25 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus inicia cadastro de comerciantes informais para SouManaus Passo a Paço 2026 e evento em setembro
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia cadastro de comerciantes informais para SouManaus Passo a Paço 2026 e evento em setembro

25 de agosto de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual