O município de Humaitá, localizado a 696 quilômetros de Manaus, celebrou nessa quinta-feira (15/5) seus 156 anos de fundação com um importante marco para o desenvolvimento agrícola da região: o fortalecimento da cultura do café no Distrito de Realidade, impulsionado por emendas parlamentares do deputado estadual Delegado Péricles (PL). Ao todo, já foram destinados R$ 720 mil por meio do mandato do parlamentar para incentivo à produção cafeeira no local.
Em visita à cidade, Péricles percorreu áreas beneficiadas pelos recursos, acompanhado do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), e dos vereadores de Manaus Coronel Rosses (PL) e Capitão Carpê (PL). Durante a agenda, o parlamentar ouviu produtores locais, fiscalizou equipamentos adquiridos com as emendas e reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.
Entre os itens adquiridos com os recursos estão secadoras de grãos, mudas de café, torradores e descascadores metálicos, que têm sido fundamentais para a profissionalização da atividade cafeeira no Ramal do Café, onde está localizada a Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade (Asmadre).
“Isso está trazendo resultados, e o povo está plantando café. Com um pequeno espaço, já é possível obter retorno, sem necessidade de desmatar grandes áreas. Temos terra apropriada e chuva em abundância, e nossa expectativa é que o Distrito de Realidade se torne o maior produtor de café da região”, afirmou o presidente da Asmadre, Norberto Lauret, o Pacu.
Destaque
A valorização da cafeicultura segue sendo destaque. Em entrevista recente, concedida por produtores locais ao jornalista Amaral Augusto, que percorreu a BR-319 em uma expedição jornalística pelo Grupo Calderaro de Comunicações. Agricultores apontaram Delegado Péricles como um dos principais incentivadores da atividade no sul do Amazonas.
“Os agricultores estão motivados e focados em fazer dar certo, mesmo enfrentando as dificuldades logísticas impostas pela precariedade da BR-319, que segue abandonada pelo atual Governo Federal. Tudo tem sido feito com dedicação e respeito ao dinheiro público. O sucesso desse projeto e o reconhecimento dos agricultores provam que os recursos estão sendo bem aplicados e gerando resultados para o Estado”, destacou Delegado Péricles.
Dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) indicam que Humaitá já desponta como um dos maiores produtores de café do Amazonas, com 75,6 toneladas colhidas em 2023, atrás apenas de Apuí, que lidera com 305 toneladas.