O deputado estadual Comandante Dan esteve em caravana por municípios das calhas do Rio Negro e do Rio Juruá, desde a última sexta-feira (29/8). Durante a caravana, que nesta segunda-feira (1/9) completa onze cidades, com a chegada a Tefé (distante de Manaus a 526 quilômetros), anunciou a destinação de emendas impositivas e fez entrega de equipamentos e implementos para os pescadores da região.
A primeira emenda anunciada pelo parlamentar foi no valor de R$ 200 mil para a saúde municipal de Barcelos, a 405 quilômetros da capital.
“Barcelos tem uma série de complicadores quanto à saúde pública. É um dos municípios amazonenses de maior incidência de malária, já registrou estado de emergência decretado em 2018, em razão do alto contágio e número de casos. Ao mesmo tempo convive com a realidade de ser o maior polo de pesca desportiva fluvial do país. Por conta dessa equação complexa, destinamos uma emenda para o melhor funcionamento da saúde barcelense”, disse,
Uma segunda emenda foi anunciada para a cidade de Ipixuna, 642 quilômetros distante de Manaus, na calha do Juruá, no valor de R$ 500 mil. A emenda, voltada à área de assistência social e busca prover serviços de proteção às famílias em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, além de garantir a provisão de gêneros alimentícios e água potável.
Agenda com as colônias de pescadores
Em Ipixuna, o deputado reuniu com mais de 500 pescadores e pescadoras, fortalecendo o diálogo e reafirmando o compromisso com a população de Ipixuna e o segmento da pesca artesanal. Ele participou de uma entrega histórica: a primeira aposentadoria emitida pelo Sindicato dos Pescadores.
Em Japurá, primeiro município da calha do Juruá a receber a visita da caravana do parlamentar, 704 quilômetros distante da capital, em reunião com as lideranças, os pescadores demandaram uma força-tarefa para emissão das novas carteiras de identidade para pescadores e pescadoras.
A Medida Provisória 1.303/2025, estabelece como condição obrigatória à recepção do seguro-defeso a carteira nacional de identificação. Atualmente são disponibilizadas diariamente 8 senhas para todo o município. O profissional que realiza o cadastro não é qualificado, o que ocasiona muitos erros e a necessidade de retorno do cidadão em outra data.
A fábrica de gelo do Porto da cidade, de responsabilidade do Departamento Nacional de infraestrutura de transporte (DNIT) encontra-se parada, mas, mesmo em funcionamento, não atende à demanda do segmento de pesca da cidade. Também em Japurá, os trabalhadores das águas fizeram um pedido de cautela e sensibilidade quanto à atividade dos pescadores, quando das operações das Forças Armadas, alinhadas entre Marinha , Exército e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos rios.
Equipamentos e implementos em Carauari
Comandante Dan participou, em Carauari, 782 quilômetros de Manaus, da Reunião Geral com pescadores e pescadoras associados e membros do Sindicato e Associação de Pescadores e Pescadoras daquele município (Sindpesca), que reúne mais de 450 pescadores, sob a liderança do presidente Francisco Taveira. Durante o encontro, foram entregues botes de alumínio, caixas de isopor, arrastões, motores de popa, além de 90 Carteiras de Pescador Profissional (RGP).
O parlamentar reafirmou que acredita nos pescadores artesanais, tanto como vetores e agentes de preservação ambiental da Amazônia, quanto como uma das alternativas ao incremento da produção de proteína animal do Amazonas:
“Ações como a que fizemos, em parceria com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), são fundamentais para desenvolvimento da pesca. Esses homens e mulheres contribuem com o equilíbrio e a preservação da natureza amazônica e estão sendo cada vez mais ameaçados pelo narconegócio. Eles também querem fortalecer a cadeia produtiva estadual e aumentar a quantidade de pescado, além de beneficiá-lo. Só temos a ganhar incentivando a pesca artesanal”, concluiu.