Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan anunciou a destinação de emendas e fez entrega de equipamentos e implementos a pescadores

1 de setembro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan esteve em caravana por municípios das calhas do Rio Negro e do Rio Juruá, desde a última sexta-feira (29/8). Durante a caravana, que nesta segunda-feira (1/9)  completa onze cidades, com a chegada a Tefé (distante de Manaus a 526  quilômetros), anunciou a destinação de emendas impositivas e fez entrega de equipamentos e implementos para os pescadores da região.
A primeira emenda anunciada pelo parlamentar foi no valor de R$ 200 mil para a saúde municipal de Barcelos, a 405 quilômetros da capital.
“Barcelos tem uma série de complicadores quanto à saúde pública. É um dos municípios amazonenses de maior incidência de malária, já registrou estado de emergência decretado em 2018, em razão do alto contágio e número de casos. Ao mesmo tempo convive com a realidade de ser o maior polo de pesca desportiva fluvial do país. Por conta dessa equação complexa, destinamos uma emenda para o melhor funcionamento da saúde barcelense”, disse,
Uma segunda emenda foi anunciada para a cidade de Ipixuna, 642 quilômetros distante de Manaus, na calha do Juruá, no valor de R$ 500 mil. A emenda, voltada à área de assistência social e busca prover serviços de proteção às famílias em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, além de garantir a provisão de gêneros alimentícios e água potável.
Agenda com as colônias de pescadores
Em Ipixuna, o deputado reuniu com mais de 500 pescadores e pescadoras, fortalecendo o diálogo e reafirmando o compromisso com a população de Ipixuna e o segmento da pesca artesanal. Ele participou de uma entrega histórica: a primeira aposentadoria emitida pelo Sindicato dos Pescadores.
Em Japurá, primeiro município da calha do Juruá a receber a visita da caravana do parlamentar, 704 quilômetros distante da capital, em reunião com as lideranças, os pescadores demandaram uma força-tarefa para emissão das novas carteiras de identidade para pescadores e pescadoras.
A Medida Provisória 1.303/2025, estabelece como condição obrigatória à recepção do seguro-defeso a carteira nacional de identificação. Atualmente são disponibilizadas diariamente 8 senhas para todo o município. O profissional que realiza o cadastro não é qualificado, o que ocasiona muitos erros e a necessidade de retorno do cidadão em outra data.
A fábrica de gelo do Porto da cidade, de responsabilidade do Departamento Nacional de infraestrutura de transporte (DNIT) encontra-se parada, mas, mesmo em funcionamento, não atende à demanda do segmento de pesca da cidade. Também em Japurá, os trabalhadores das águas fizeram um pedido de cautela e sensibilidade quanto à atividade dos pescadores, quando das operações das Forças Armadas, alinhadas entre Marinha , Exército e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos rios.
Equipamentos e implementos em Carauari
Comandante Dan participou, em Carauari, 782 quilômetros de Manaus, da Reunião Geral com pescadores e pescadoras associados e membros do Sindicato e Associação de Pescadores e Pescadoras daquele município (Sindpesca), que  reúne mais de 450 pescadores, sob a liderança do presidente Francisco Taveira. Durante o encontro, foram entregues botes de alumínio, caixas de isopor, arrastões, motores de popa, além de 90 Carteiras de Pescador Profissional (RGP).
O parlamentar reafirmou que acredita nos pescadores artesanais, tanto como vetores e agentes de preservação ambiental da Amazônia, quanto como uma das alternativas ao incremento da produção de proteína animal do Amazonas:
“Ações como a que fizemos, em parceria com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), são fundamentais para  desenvolvimento da pesca. Esses homens e mulheres contribuem com o equilíbrio e a preservação da natureza amazônica e estão sendo cada vez mais ameaçados pelo narconegócio. Eles também querem fortalecer a cadeia produtiva estadual e aumentar a quantidade de pescado, além de beneficiá-lo. Só temos a ganhar incentivando a pesca artesanal”, concluiu.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Adjuto Afonso garante recursos para construção de Centro de Apoio ao Tratamento de Autistas em Beruri

6 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Esporte, Lazer e Relações Internacionais da Aleam realiza ‘Rua do Esporte’ com objetivo de afastar crianças das telas

6 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan comemora o primeiro Dia da Bandeira do Amazonas

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Dr. George Lins recebe título de Cidadão Maraãense e promove mutirão humanitário de saúde em Maraã

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Com emenda do presidente Roberto Cidade, Praça da Bandeira é entregue totalmente revitalizada em Manicoré

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

No Dia da Amazônia, Aleam reforça compromisso com a proteção ambiental

5 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual