Um recurso inédito na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está sendo utilizado pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), a audiodescrição, que é um recurso que traduz imagens ou vídeos em palavras, para que pessoas com deficiência visual, intelectual, idosos e dislexos possam compreender conteúdos audiovisuais.
“Somos representantes de todos os cidadãos e manda o princípio democrático que busquemos atender a maioria, com respeito ao direito das minorias, por isso acho importante disponibilizar a audiodescrição em meus pronunciamentos”, afirmou Dan Câmara.
Ele esclareceu que faz uso do recurso quando está no Grande Expediente, parte da sessão plenária em que os deputados têm maior tempo de pronunciamento, de acordo com o tempo partidário, e abordam as questões principais.
As reuniões plenárias normais acontecem de terça a quinta-feira, a partir das 9h e são iniciadas com o Pequeno Expediente, onde os deputados se inscrevem para falarem no máximo por cinco minutos cada e fazem um resumo do tema que irão abordar.
O Comandante Dan conheceu o recurso da audiodescrição quando foi entrevistado pela jornalista Mariana Braga, que integra os quadros da TV Aleam. Durante o programa “Bom Dia”, que vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta-feira, a repórter utilizou a audiodescrição e pediu que o deputado também o fizesse.
“Considerei aquilo um gesto de imenso respeito ao próximo e por isso o adotei”, declarou ele.
A TV Aleam, que produz e irradia programação específica sobre o Legislativo Estadual, transmitindo ao vivo as sessões plenárias, pode ser sintonizada em sinal aberto, na frequência 6.2, na Claro Net TV, no canal 6, e na frequência 33 UHF.