Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Delegacia de Japurá possui três servidores e 47 presos custodiados, diz Comandante Dan

1 de setembro de 2025
Compartilhar

Em visitas técnicas realizadas a delegacias do interior do Amazonas, durante o último final de semana, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) lamentou a precariedade em que se encontram os aparelhos policiais, tanto em estrutura física e material, quanto em contingente policial para trabalho. Entre as situações constatadas presencialmente, a pior foi a do município de Japurá, 704 quilômetros da capital. A cidade, com 9.420 habitantes, possui três servidores, um delegado, um investigador e um escrivão, e 47 presos custodiados, inclusive utilizando sala de investigador como cela improvisada.
“São quase 16 presos por policial civil, e eles ocupam toda a delegacia. Como é que se conduz uma investigação em Japurá? Parece impossível. E as ocorrências mais frequentes são estupro de vulnerável, tráfico de drogas e exploração infantil, ligada ao garimpo. Tudo é muito grave. Entre os 47 presos na unidade, há uma mulher. Essa delegacia é uma bomba relógio, prestes a explodir e a prejudicar a população, os policiais e os cidadãos privados de liberdade e tutelados pelo Estado”, declarou o Comandante Dan.
Segundo fontes policiais, além da desestrutura física e logística em Japurá, não há abastecimento de água adequado, já que a delegacia não possui poço artesiano. A internet é precária, doada pela prefeitura municipal e, em alguns casos, demora até um dia inteiro para registrar um único boletim de ocorrência. O funcionamento da delegacia depende de doações para material de limpeza e combustível.
Em Barcelos, a 405 quilômetros da capital, houve uma tentativa de fuga na quinta-feira (28/8), véspera da visita do parlamentar àquele aparelho policial. No momento do motim, havia apenas um policial presente à delegacia. O total do efetivo é de um delegado, um escrivão e três investigadores, com 35 presos sob custódia, em condições precárias e insalubres.
Em Santa Isabel do Rio Negro, a delegacia possui um efetivo de quatro investigadores, um escrivão, um delegado, com um veículo sem caracterização oficial. Possui uma população carcerária de 30 presos. O delegado da cidade apresentou ao deputado a demanda de uma viatura com xadrez e da reforma do imóvel e da construção de muro de proteção.
“Estamos descumprindo a determinação legal da Lei Orgânica das Polícias Civis (Lei nº 14.735/2023), que proíbe a custódia de preso e de adolescente infrator em prédios e unidades das polícias civis. Temos insistentemente chamado atenção para o problema. Disparamos requerimentos indicativos às autoridades competentes de todas as esferas de poder e temos até um projeto de lei para sanear esse problema, mas infelizmente a situação das delegacias do interior do Amazonas põe em risco a segurança dos cidadãos, dos policiais e dos custodiados”, afirmou o parlamentar.
O deputado Comandante Dan é o autor do Projeto de Lei Ordinária n° 329/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade do encaminhamento de presos custodiados às Unidades Prisionais do Estado do Amazonas, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O Art. 40 da Lei nº 14.735/2023 (Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis) estabelece que “Fica vedada a custódia de preso e de adolescente infrator, ainda que em caráter provisório, em dependências de prédios e unidades das polícias civis, salvo interesse fundamentado na investigação policial”.
O Judiciário estadual decretou, na última terça-feira (26), a interdição judicial total da carceragem do 58º Distrito Integrado de polícia (DIP) do Município de Uarini, a 595 km de Manaus. A decisão determinou ainda a transferência de detentos de Uarini para a capital. Uma vistoria realizada pelo Ministério Público Estadual constatou naquela unidade policial violações de direitos fundamentais, insalubridade extrema, suspensão de visitas, ausência de material de higiene pessoal e risco à segurança pública, à integridade dos detentos e ao efetivo policial.
Havia superlotação da carceragem, que abrigava 46 detentos, sendo 45 homens e uma mulher. Os 45 reclusos estavam custodiados em uma instalação com capacidade para oito pessoas, enquanto a detenta estava alojada em uma área improvisada na cozinha da delegacia,  sob risco de violência.
Recentemente, também veio a público o caso de uma mulher de 29 anos, indígena da etnia Kokama, estuprada por quatro policiais e um guarda municipal,  durante parte dos nove meses em que esteve presa em uma delegacia de Santo Antônio do Içá, a 888 km da capital do Amazonas.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Adjuto Afonso garante recursos para construção de Centro de Apoio ao Tratamento de Autistas em Beruri

6 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Esporte, Lazer e Relações Internacionais da Aleam realiza ‘Rua do Esporte’ com objetivo de afastar crianças das telas

6 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan comemora o primeiro Dia da Bandeira do Amazonas

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Dr. George Lins recebe título de Cidadão Maraãense e promove mutirão humanitário de saúde em Maraã

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Com emenda do presidente Roberto Cidade, Praça da Bandeira é entregue totalmente revitalizada em Manicoré

5 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

No Dia da Amazônia, Aleam reforça compromisso com a proteção ambiental

5 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual