A deputada estadual Joana Darc (UB), primeira médica veterinária a exercer mandato no Amazonas e presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), foi a autora da Sessão Especial em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, realizada na terça-feira (9/9), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante seu discurso, Joana Darc ressaltou que a medicina veterinária vai muito além do cuidado com animais, sendo essencial para a saúde pública, inspeção de alimentos, defesa sanitária e preservação ambiental.
“Tudo em nossas vidas passa pela política. Da decisão de realizar concursos públicos para garantir vagas aos veterinários até a criação de políticas de apoio ao empreendedorismo. Precisamos abrir a mente para essa realidade, já que a maioria dos profissionais da área está no mercado empreendedor”, destacou.
O evento reuniu médicos veterinários, representantes de entidades da classe, protetores da causa animal e autoridades, entre elas o vereador Aldenor Lima, primeiro médico veterinário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), reforçando o marco histórico da representatividade da categoria na política amazonense.
Ao final da solenidade, mais de 300 médicos veterinários receberam certificado de reconhecimento da Aleam. “Este certificado é o reconhecimento do povo do Amazonas ao trabalho de vocês. Parabéns a todos”, disse Joana Darc.
Vet Empreendedor
A deputada detalhou ainda que, em breve, será implementada uma linha de crédito especial para médicos veterinários na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com condições facilitadas de pagamento e juros reduzidos. O projeto, denominado “Vet Empreendedor”, terá como objetivo auxiliar profissionais a abrir clínicas, adquirir insumos ou investir em seus negócios.
“Recebemos um aceno positivo do governo e, em poucos meses, essa linha de crédito estará disponível para garantir oportunidade de trabalho a quem está ou não inserido no mercado de trabalho”, afirmou.
Luta pela categoria
Joana Darc também relembrou conquistas da categoria, como a manutenção da obrigatoriedade da atuação dos veterinários em açougues, que chegou a ser ameaçada por uma tentativa de revogação da Lei estadual nº 86/2010, que exige a presença do veterinário como responsável técnico em estabelecimentos que produzem, manipulam e comercializam produtos de origem animal.
Outro destaque foi a lembrança da conquista do piso salarial para veterinários que atuam no Castramóvel, considerado um marco de valorização profissional.
saúde mental
Durante seu discurso, a parlamentar anunciou a criação de um projeto inédito de assistência em saúde mental voltado aos médicos veterinários, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).
A iniciativa pretende oferecer atendimento especializado, suporte técnico e acompanhamento multidisciplinar, com foco em acolhimento psicológico, prevenção do adoecimento mental e fortalecimento do bem-estar dos profissionais da área.
“Nós já perdemos colegas nessa caminhada. O veterinário, por vezes, carrega a culpa por problemas que não estão sob sua responsabilidade. Por isso, precisamos cuidar de quem cuida dos animais. Valorizar a saúde mental dos médicos veterinários é fundamental para garantir não só a qualidade do trabalho, mas também a vida e o futuro desses profissionais”, declarou.
Hospital Público Veterinário
A deputada também reforçou a expectativa para a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, prevista para o próximo mês. O espaço, além de oferecer atendimento gratuito a animais, será um centro de aprendizado e estágio remunerado para estudantes.
“Esse hospital vai salvar vidas, conscientizar a população sobre o cuidado com os animais e fomentar o mercado da medicina veterinária no estado. É uma entrega técnica, feita com dedicação e muito carinho”, garantiu a parlamentar.
Médicas veterinárias no Brasil
A deputada destacou a força feminina na profissão, lembrando que cerca de 80% dos profissionais veterinários são mulheres e celebrando a atuação da presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Dra. Ana Elisa, que criou o CFMV Mulher para combater abusos no ambiente de trabalho e ampliar direitos e oportunidades às médicas veterinárias.