A deputada estadual Joana Darc (UB) realizou, na tarde desta segunda-feira (12/5), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a primeira Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional do Zootecnista. Na oportunidade, a parlamentar homenageou profissionais da área e instituições que trabalham com a zootecnia no estado.
Comemorado nacionalmente no dia 13 de maio, a data faz referência à aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia, no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Uruguaiana (Rio Grande do Sul). Darc afirmou que vai se aprofundar na categoria para defender mais políticas públicas aos zootecnistas do Amazonas.
“Para a gente defender algo, precisamos conhecer, saber e se aprofundar. Então, eu vou estudar para que, quando vierem leis tentando limitar a atuação do profissional, eu saber defender. E quando tiver a oportunidade de criar projetos para ajudar a profissão, saber como lidar com isso. São pequenas coisas que fazem a diferença e refletem na categoria”, destacou.
Durante a solenidade, a parlamentar foi presenteada, pelo diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas do Amazonas (ABZ), Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti, com o livro “A profissão de Zootecnista”, uma coletânea de reflexões sobre a formação, atuação de mercado e questões político-profissionais. Fábio ainda entregou um pin botton (botão de fixação, em tradução livre) com o símbolo da zootecnia para Darc.
Data estadual
Presidente da Comissão de Proteção Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam (CPAMA), Joana Darc é autora do Projeto de Lei (PL) nº 401/2025, que institui e integra ao Calendário Oficial de Eventos do Amazonas, o Dia Estadual do Zootecnista, a ser comemorado no dia 13 de maio de cada ano.
O Estado do Amazonas poderá, nesta data, promover, conjuntamente com entidades representativas, atividades alusivas à data.
O zootecnista possui formação técnico-científica voltada à gestão de fatores essenciais à vida animal, como nutrição, manejo, reprodução, genética e comportamento.
Autoridades na sessão
Diversas autoridades fizeram parte da mesa da solenidade, entre os participantes, estava o diretor da ABZ Amazonas, Fábio Holder; a coordenadora do curso de zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Kaliane Nascimento de Oliveira; e a representante da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), médica veterinária Renata Leiko.
Além disso, a secretária da Secretaria de Proteção Animal (Sepet), Leda Maria Maia Xavier, e o vereador de Manaus Aldenor Lima (UB) estiveram compondo a mesa da sessão especial.