Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca: deputado Cristiano D’Angelo promove Política de Inteligência Climática no Amazonas

17 de junho de 2024
Compartilhar

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado em 17 de junho, é uma data crucial para despertar a consciência global sobre a importância de enfrentar os problemas ambientais. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, a data visa promover a conscientização e a cooperação internacional na luta contra a desertificação e a degradação do solo.
A seca na Amazônia é um fenômeno complexo causado por uma combinação de fatores, incluindo o desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas.
O desmatamento, por exemplo, reduz a capacidade da floresta de absorver água, o que contribui para a seca.
Desse modo, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), sempre atento às pautas de desenvolvimento e proteção do meio ambiente, é autor da Lei nº 6.514/2023, que institui a Política de Inteligência Climática para Agricultura, a ser implementada no Amazonas, visando adaptar a produção agrícola às mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis na região.
Segundo Cristiano D’Angelo, a lei tem como finalidade investir de forma mais eficiente na agricultura, desenvolvendo sistemas diversificados e usando a biodiversidade e os recursos hídricos de forma sustentável, assim como no desenvolvimento dos índices de vulnerabilidade para a agricultura no Amazonas, além da elaboração dos mapas de vulnerabilidade e riscos climáticos de médio e longo prazo. Identificando as áreas prioritárias para o cumprimento das ações de adaptação previstas no Plano.
Os impactos da seca na região amazônica são sentidos após o período de estiagem, que deveria durar de agosto a novembro de 2024. Os níveis dos rios continuam abaixo da média, o que resultará em uma estiagem que pode ser tão ou mais intensa que a de 2023.
Cristiano D’Angelo afirmou que a implementação da Lei no Amazonas trará o desenvolvimento de projetos de pesquisas sobre a conservação e o uso sustentável de recursos hídricos, de solos, do fluxo de gases e de nutrientes, incluindo sistemas produtivos diversificados e naturais diretamente relacionados, visando a adaptação e resiliência às mudanças climáticas.
Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento global está alterando os ciclos hidrológicos, resultando em secas mais frequentes e severas em muitas regiões. Além disso, o desmatamento e as práticas agrícolas insustentáveis contribuem para a perda de vegetação, agravando a desertificação.
Dessa forma, Cristiano D’Angelo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), defende para a agricultura a estratégia de uso sustentável da biodiversidade e dos recursos hídricos com sistemas diversificados.
“Essa é uma iniciativa que promove a redução dos riscos e impactos da mudança do clima na agricultura por intermédio do Plano Nacional de Redução de Riscos e Desastres, integrante do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, considerando as possibilidades de inserção no seguro agrícola e em outros instrumentos de política agrícola”, acrescenta o parlamentar.
Para D’Angelo, a Lei regulamenta e apresenta medidas de adaptação às mudanças climáticas como parte de um conjunto de políticas públicas de enfrentamento das alterações do clima.
“O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é uma oportunidade para refletir sobre a urgência de ações concretas na luta contra esses problemas, com foco especial nas mudanças climáticas. É crucial que governos, organizações e indivíduos se unam para promover práticas sustentáveis, garantir a segurança alimentar e proteger os ecossistemas para as gerações futuras”, destacou Cristiano D’Angelo.
 

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa vai distribuir preservativos em ação de prevenção às IST/Aids

24 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Boa Vista do Ramos ganha novo estádio com emenda de R$ 500 mil do deputado Carlinhos Bessa

24 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan leva jovens do Careiro à Aleam para falarem de BR-319

24 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz participa da entrega do CAIMI Dr. Paulo Lima, na zona Sul de Manaus

24 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel destina R$ 2,4 milhões em emendas para projetos sociais em Parintins

24 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel apresenta requerimento para implantação de PAC em Novo Remanso

24 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual