A Prefeitura de Manaus deu um passo importante para a revitalização do comércio local ao apresentar o projeto da nova Feira do Mutirão, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Leste da cidade. Em reunião realizada, na tarde desta terça-feira, 7/1, para mais de 100 permissionários que tiveram a oportunidade de conhecer as propostas de modernização, que prometem melhorar significativamente as condições de trabalho e atendimento ao público.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), inclui inovações como estrutura para melhorar a ventilação, estacionamentos para carga e descarga, visão panorâmica de 360 graus, acessibilidade, praça de alimentação, banheiros amplos para Pessoas com Deficiência (PcDs), Wi-Fi, área administrativa e muitas outras melhorias. A obra visa tornar o espaço mais funcional, seguro e confortável para feirantes e consumidores.
O secretário da Semacc, Wanderson Costa, destacou o impacto social e econômico da iniciativa. Segundo ele, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Renato Júnior estão comprometidos em transformar a feira em um modelo de infraestrutura e gestão. “O projeto da nova feira é mais do que uma obra física; é um investimento no desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Estamos trabalhando juntos para atender às necessidades dos permissionários e criar um espaço de qualidade para a população”, afirmou Costa.
Além da apresentação do projeto, o encontro abriu espaço para o diálogo entre os feirantes e a administração municipal. Para Wanda Rego, permissionária há 30 anos e vendedora de farinha e camarão na feira, a participação ativa dos trabalhadores na concepção do projeto é essencial.
“Estar aqui hoje, podendo ver esse projeto e opinar, apontando possíveis melhorias, é muito importante. Isso demonstra uma humanidade exemplar por parte da administração, porque somos nós que vivemos o dia a dia da feira. Participar dessa etapa nos dá esperança de que teremos um espaço adequado para trabalhar e atender nossos clientes”, comentou Wanda.
A nova Feira do Mutirão integra um conjunto de ações da Prefeitura de Manaus voltadas à revitalização do comércio informal. As obras estão previstas para começar ainda em 2025, prometendo impactar positivamente a economia do bairro Mutirão e fortalecer as comunidades das adjacências.
— — –
Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Gildo Smith/ Semacc