Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Quinta edição do Feclam inicia com debates sobre o futuro do legislativo amazonense e oficinas formativas

3 de abril de 2025
Compartilhar

Teve início nesta quinta-feira (3/4), o 5º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), reunindo representantes dos 62 municípios do Estado em uma jornada de debates, oficinas e reflexões sobre os rumos do Parlamento amazonense.
Já consolidado como parte do calendário oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o evento de 2025 tem como tema central “Legislar para o Futuro: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Participação Popular”.
Com uma programação distribuída entre os dias 3 e 4 de abril, a abertura do evento foi precedida por uma rodada de oficinas, realizadas nos auditórios da Assembleia Legislativa. Pela tarde, os participantes se dividiram entre temas de relevância à atividade parlamentar: desde a atuação das Casas Legislativas no combate à violência contra a mulher, até oficinas práticas sobre elaboração de Projetos de Lei, orçamento público, cerimonial, segurança nos municípios, gabinetes inteligentes e competências constitucionais.
A atuação das Casas Legislativas no combate à violência contra a mulher foi o tema de abertura do evento. Apresentado pela deputada Joana Darc (UB), que é procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Assembleia e pela sua coordenadora, Akerna Corado, a palestra mostrou o que é, como funciona o órgão e quais as estratégias que os parlamentares municipais precisam seguir para criação de uma Procuradoria da Mulher em seus municípios.
Akerna Corado explica que o objetivo da palestra é incentivar vereadores que instalem a Procuradoria da Mulher nas Câmaras Municipais. “Ainda que não haja mulher vereadora no município, isso não é impedimento para que haja instalação da Procuradoria da Mulher”, defendeu.
Corado explicou que atualmente, a instalação de uma Procuradoria é feita, por meio de um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) e que existem apenas seis municípios com Procuradorias da Mulher. Durante sua palestra, foram distribuídos informativos com o passo a passo e uma cópia do PRL que resultou na criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa.
“A partir daí, os vereadores e vereadoras podem iniciar os primeiros passos para que exista a procuradoria nos municípios”, concluiu.
“A gente precisa que a causa do combate à violência contra a mulher seja abraçada por todos. A Assembleia Legislativa tem a Procuradoria da Mulher e a gente também coloca a importância desse trabalho para que outras Câmaras Municipais possam fazer o mesmo, principalmente no interior do Amazonas. O Feclam é o lugar do debate, do aprendizado e do compartilhamento de experiências com o objetivo de aperfeiçoar os mandatos de todos”, afirmou a deputada Joana Darc.
A vereadora de São Sebastião do Uatumã, Izanete de Almeida Cursino (PMB), em seu primeiro mandato e pela primeira vez no Feclam, afirmou que se sentiu motivada a implantar uma Procuradoria da Mulher no município.
“É de interesse público, as mulheres têm que ter o seu papel na política e em qualquer lugar. E isso é interessante saber, porque muitas mulheres não sabem o seu direito e não sabem que podem ser protegidas. Nós mulheres temos que fazer o nosso papel, dar voz àquela mulher que não tem onde procurar ajuda”, declarou.
Já a vereadora Cláudia Marreira, do PDT de Tefé, acredita que agora com a palestra, seu Projeto de Resolução Legislativa criando a Procuradoria da Mulher no município sairá do papel.
“Na Câmara de Tefé são duas vereadoras e 13 vereadores. Sou vereadora de primeiro mandato e até hoje não havia tido orientação de como implementar no município. Então eu achei muito importante porque o índice de feminicídio em Tefé é muito alto. A gente precisa fazer a diferença e mostrar à sociedade que a mulher não está sozinha, que ela tem apoio, onde pode encontrar segurança para sair daquele ciclo de violência, que ela precisa tomar espaço de poder, de decisão”, declarou.
Passo a passo para a criação da Procuradoria Mulher nas Câmaras Municipais:
Mapear o contexto político da Casa Legislativa
Mapear a rede de proteção da mulher no município
Definir estratégia de atuação da Procuradoria
Definir a estrutura física e organização do mandato da Procuradoria da Mulher
Elaborar o Projeto de Resolução Legislativa e garantir sua provação.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Cabo Maciel destaca modernização de Lábrea com LED e asfalto e parabeniza Wilson Lima e prefeito Gerlando Lopes

5 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca apoio ao empreendedorismo na inauguração da nova sede do Sebrae em Presidente Figueiredo

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Agricultores da ASA, beneficiados por emendas do deputado João Luiz, realizam primeira colheita de café de 2025

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam reconhece a capoeira como modalidade esportiva a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissões Técnicas da Aleam analisaram 1.644 proposituras no primeiro semestre de 2025

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam divulga balanço das atividades das Comissões Técnicas no primeiro semestre de 2025

4 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual