Os dois anos de atuação da Procuradoria Especial da Mulher (Procem) foram celebrados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (27/3). Uma Sessão Especial, de propositura da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) e do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), reuniu autoridades e mulheres atendidas pelo órgão.
A Procuradoria da Mulher é um órgão do Poder Legislativo, criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022, e começou a funcionar no dia 8 de março de março de 2023.
Presidida por Campelo, a Procuradoria da Mulher tem como missão principal ser um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para a construção de ações e caminhos que contribuam para o combate das desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, dentre outros pontos.
“Hoje, estamos aqui não apenas para celebrar os dois anos de trabalho na defesa dos direitos das mulheres, mas também para prestar contas do número de atendimentos realizados pela Procuradoria da Mulher”, disse Campelo, informando que, apenas nos últimos 12 meses foram realizados 653 novos atendimentos. Também foram 485 orientações jurídicas, 302 atendimentos sociais e 714 atendimentos psicológicos.
A deputada Mayra Dias (Avante), subprocuradora da Procem, também participou da solenidade e falou sobre a honra em contribuir para o funcionamento dessa importante ferramenta de ajuda e proteção às mulheres.
“Há dois anos, a Procuradoria da Mulher, implantada aqui na Casa Legislativa com total apoio do presidente Roberto Cidade, faz história no Amazonas”, disse Mayra Dias, falando que este não é apenas um lugar de acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também um órgão onde são combatidos todos os tipos de violência contra as mulheres, como violência política, patrimonial e psicológica.
Homenagens
Parceiros e parceiras que contribuem com o trabalho desenvolvido desde 2023 foram lembrados, e durante a Sessão Especial foram entregues 14 placas de homenagem aos que, ao longo destes dois anos, atuaram em parceria com a Procuradoria, na defesa dos direitos das mulheres.
“Precisamos agradecer a estas pessoas que, por meio do seu trabalho, ajudam a mudar a vida de muitas mulheres, que podem sair de uma realidade de violência. Muito obrigada por serem a voz e apoio de tantas mulheres”, falou a deputada Alessandra.
A presidente da União Brasileira das Mulheres (UBM), Vanja Andrea Santos, se pronunciou na tribuna do plenário Ruy Araújo. Falando em nome das homenageadas, Vanja afirmou que este momento é resistência e de compartilhamento, entre todas, de forças para fazer acontecer a luta contra a violência de gênero.
“Cito uma frase de Clarice Lispector, que escreveu ‘parecia tentar usar o seu próprio desamparo como bússola’, e isto retrata nosso momento”, disse a presidente da UBM, complementando que “este momento em que a nossa dor é transformada em luta, é transformada em resistência, em ampliação das parcerias, a nossa dor é transformada em um abraço, que se dá quando se comemora um espaço como este, dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas”, enfatizou.
A oradora destacou que espaços como da Procuradoria da Mulher não são comuns nas Casas Legislativas brasileiras, daí a importância de celebrar a Procem.