O deputado estadual Sinésio Campos (PT) acompanhou a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Manaus, realizada ontem (09/09). A visita do chefe do Executivo federal reuniu iniciativas estratégicas que reforçam o papel prioritário do Amazonas no plano nacional de segurança, infraestrutura e meio ambiente.
Logo pela manhã, Lula inaugurou o Centro de Cooperação policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Com investimento de R$ 36,7 milhões provenientes do Fundo Amazônia, a nova base servirá como núcleo de inteligência e coordenação entre as polícias do Brasil e dos países vizinhos na região amazônica, tendo como foco o combate a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas.
O presidente também participou da entrega da Infovia 04 e lançou a integração das Infovias do Programa Norte Conectado, um sistema de fibra óptica subfluvial que conecta escolas, hospitais, universidades e órgãos públicos na Amazônia Legal, beneficiando cerca de 460 mil pessoas. A obra fortalece a infraestrutura digital na região, ampliando a conectividade e os serviços públicos essenciais.
À tarde, o presidente participou da cerimônia de implementação do Programa UNIÃO com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com assinatura de contratos entre o BNDES, a ANATER e o Memorial Chico Mendes para fortalecer ações ambientais no estado. O projeto destina R$ 150 milhões para apoiar iniciativas de combate ao desmatamento em 48 cidades da Amazônia, incluindo os municípios amazonenses de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Manicoré e Maués.
Para o deputado Sinésio Campos, esses eventos simbolizam um compromisso concreto da UNIÃO com o Amazonas.
“A visita de Lula traz segurança e modernidade para nossa região. Com o CCPI Amazônia, damos um passo decisivo no enfrentamento de crimes que ameaçam nossas fronteiras. Com a Infovia 04, conectamos estudantes, pacientes e servidores a serviços de qualidade. E com o programa ambiental na UFAM, reafirmamos o compromisso com o futuro sustentável da Amazônia. O governo federal está reforçando a presença em nosso estado, com a presença constante de ministros no Amazonas, e a vinda do nosso presidente consolida esse apoio à nossa região”, disse.