Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Projeto inclui medicamentos para déficit de atenção e autismo no SUS

26 de março de 2025
Compartilhar

26/03/2025 – 20:10  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Renilce Nicodemos: medida promove saúde pública, justiça social e bem-estar dos cidadãos

O Projeto de Lei 322/25 determina a inclusão de medicamentos para tratamento de transtornos de neurodensenvolvimento, como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA), no Sistema Único de Saúde (SUS).

A lista de medicamentos ficará a cargo do Ministério da Saúde e deve priorizar aqueles mais modernos e com menos efeitos colaterais, conforme evidências científicas.

A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto.

“O tratamento eficaz do TDAH pode prevenir o desenvolvimento de condições associadas, como depressão, ansiedade e outros transtornos”, explica a autora do projeto, deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA). “A intervenção precoce reduz a sobrecarga do sistema de saúde e minimiza os custos a longo prazo, além de proporcionar uma vida mais saudável para os pacientes”, acrescentou.

O Poder Executivo deverá estabelecer regras para a inclusão de medicamentos e sua distribuição na rede estadual e municipais de saúde.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Natalia Doederlein

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Projeto reduz prazo para isenção de Imposto de Renda na troca de imóvel residencial

14 de maio de 2025
Nacional

Em debate na Câmara, produtores apontam entraves técnicos e burocracia excessiva no Cadastro Ambiental Rural

13 de maio de 2025
Nacional

Câmara entra com ação para questionar decisão do STF no caso Ramagem

13 de maio de 2025
Nacional

Deputados lamentam morte de Mujica, ex-presidente uruguaio

13 de maio de 2025
Nacional

Projeto prevê punição mais rigorosa para autoridade que dirigir ou cometer crime sob efeito de álcool ou drogas

13 de maio de 2025
Nacional

Debatedores cobram mais rigor contra trabalho escravo em lavouras de café no sul de Minas

13 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual