Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão debate os impactos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul

16 de abril de 2025
Compartilhar

16/04/2025 – 10:28  

Divulgação/Ministério o desenvolvimento regional

Com 35% concluída, barragem é resposta do governo à estiagem no Sul

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
da Câmara dos Deputados debate, na terça-feira (22), os impactos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. O debate atende a pedido do deputado Afonso Hamm (PP-RS) e será realizado a partir das 15 horas, no plenário 6.

Conforme o parlamentar, a estiagem levou 50 municípios do estado (10% do total) a decretar situação de emergência. “A falta de chuva vem após o estado amargar os prejuízos das enchentes históricas de abril e maio de 2024, além das estiagens nos anos de 2023 e de 2022”, avalia Afonso Hamm.

Segundo ele, a sequência de problemas climáticos afetou a agropecuária local e gerou impacto financeiro em parte dos produtores, que estão com dificuldades para produzir. “As ações do governo, além de morosas, não permitiram amplo acesso ao crédito pela maior parte dos atingidos”, critica.

O deputado entende ser necessário criar um sistema de irrigação para amenizar os impactos das intempéries. Ele defende a aprovação um projeto de lei que altera o Código Florestal para permitir a construção de reservatório para irrigação em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de imóveis rurais (PL 1282/19, do qual é relator).

“Certamente, a irrigação é uma maneira adequada para se aumentar a produtividade sem que seja necessária a expansão da atividade por novas áreas”, defende.

Da Redação – RL

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica

17 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova proteção pessoal e escolta a agentes de segurança pública

17 de setembro de 2025
Nacional

Câmara conclui a votação da PEC das Prerrogativas; proposta segue para o Senado

17 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova regras para uso de escritórios compartilhados

17 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova definição de notório saber jurídico e outros requisitos para cargos

17 de setembro de 2025
Nacional

Comissão debate desocupação de área rural em município goiano

17 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual