Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão aprova mudança para regularização fundiária em imóveis do Incra

25 de abril de 2025
Compartilhar

25/04/2025 – 11:57  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Alexandre Guimarães recomendou aprovar nova versão da proposta

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que acaba com a exigência de georreferenciamento para a regularização fundiária de lotes em assentamentos demarcados pelo Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA).

O texto altera a Lei 11.952/09, que trata da regularização fundiária de imóveis da UNIÃO. Entre outros pontos, a lei exige que a regularização seja precedida de memorial descritivo com as coordenadas dos limites do lote ocupado.

O projeto de lei aprovado estabelece que o valor de venda da terra para o ocupante ficará entre 10% e 20% do valor da terra nua (VTN) definido pelo INCRA, conforme o tamanho do lote em módulos fiscais. O VTN é o preço de mercado do imóvel excluídas as benfeitorias e culturas. Hoje, é de 10% a 50% do VTN, sem relacionar o percentual ao tamanho da área.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO) que unifica dois projetos (PL 102/20 e 1560/23). Para o deputado, a proposta a facilita a regularização fundiária e valoriza o trabalho do homem do campo. “A regularização da propriedade rural é uma forma de conceder dignidade ao trabalhador, pois um homem da terra não PODE viver de forma plena sem ter o merecido título”, disse.

Guimarães afirmou que pequenos agricultores têm menos condições de arcar com os custos do georreferenciamento e, como o imóvel está em área já mapeada pelo INCRA, não eé possível a sobreposição da regularização com áreas de terceiros.

Pela proposta, o INCRA verificará requisitos legais para regularização de imóveis de até quatro módulos fiscais. A análise será feita por sensoriamento remoto, salvo em casos com vistoria obrigatória, como é o cao de imóveis com infração ambiental, com conflito declarado ou com indícios de fracionamento fraudulento.

Em casos de infração ambiental, a vistoria deve checar se os requisitos para a regularização foram conseguidos por causa do dano. Nesses casos, o pedido ficará paralisado até a realização do cadastro ambiental rural (CAR)

O texto original (PL 102/20) permitia que ocupações em assentamentos sem autorização do INCRA fossem regularizadas, até o limite de quatro módulos fiscais, desde que atendidas, cumulativamente, algumas condições, como início da ocupação e da exploração do lote, pelo interessado, há mais de um ano.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Projeto torna hediondos e inafiançáveis crimes de maus-tratos e abandono de pessoas idosas

11 de agosto de 2025
Nacional

Projeto estabelece regras para atendimento a vítimas de acidentes aéreos

11 de agosto de 2025
Nacional

Subcomissão especial debate política federal de isenções e benefícios fiscais

11 de agosto de 2025
Nacional

Hugo Motta promete prioridade a medidas para proteger exportadores e defende diplomacia

11 de agosto de 2025
Nacional

Relator defende possível derrubada de vetos à nova Lei de Licenciamento Ambiental; ouça a entrevista

11 de agosto de 2025
Nacional

Deputada defende votação de propostas para proteger crianças e adolescentes na internet; ouça a entrevista

11 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual