Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Em sessão solene, deputados elogiam atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

23 de outubro de 2025
Em sessão solene, deputados elogiam atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Em sessão solene, deputados elogiam atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Compartilhar

23/10/2025 – 19:01  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Agentes de saúde acompanharam a sessão solene no Plenário da Câmara

Com assentos e galerias lotados, o Plenário da Câmara dos Deputados foi palco de sessão solene nesta quinta-feira (23) para valorizar o papel dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O dia nacional da categoria é fixado por lei (Lei 13.059/14) em 4 de outubro, relativo à data em que surgiu o decreto com diretrizes para o exercício da atividade.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, deputado Fred Costa (PRD-MG), destacou as conquistas históricas da categoria. “Vocês têm reconhecimento e sei que, para [a categoria] chegar onde chegou, foi uma longa história. E se é coroada de êxito hoje, é graças à UNIÃO de todos vocês”, disse.

No Parlamento, esses profissionais tiveram o reconhecimento do piso salarial em 2014 (Lei 12.994/14) e de aposentadoria especial, em 2022. Este último benefício, garantido por emenda à Constituição (EC 120/22), se deve aos riscos inerentes da atividade e ainda depende de regulamentação.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de saúde e de Combate às Endemias (Conacs), Ilda Correia, lidera a marcha da categoria a Brasília pela aprovação de um projeto de lei (PLP 185/24) sobre o tema, que está em análise no Senado. “Todo o Brasil está aguardando a efetivação da Emenda Constitucional 120 no que tange a nossa aposentadoria especial. O que nós queremos é nenhum direito a menos”, afirmou.

PEC aprovada
Neste mês, a Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, que também trata de aposentadoria especial, mas divide a categoria. A proposta agora aguarda votação no Senado.

O texto tem o apoio da Federação Nacional (Fenasce) e do Fórum Nacional (Fnaras) dos Agentes Comunitários de saúde e Endemias, mas é considerado “retrocesso” pela Conacs.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) apresentou mais dois projetos de lei para flexibilizar o controle de frequência (PL 5129/25) e garantir prioridade desses profissionais no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Rocha aproveitou o Plenário lotado para pedir UNIÃO à categoria. “Aqui está o retrato, o mapa do Brasil, porque aqui neste Plenário tem agentes de saúde e de endemias de todas as unidades da Federação deste país”, disse.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputado Fred Costa destacou as conquistas históricas da categoria

Atuação
Outros deputados que solicitaram a sessão solene exaltaram o papel da categoria. O deputado Carlos Veras (PT-PE) destacou o “heroísmo” desses profissionais na linha de frente de socorro à população durante a pandemia de Covid-19.

O deputado Vicentinho (PT-SP) também elogiou a atuação dos agentes. “Exatamente igual à importância da enfermeira e do médico, cada um no seu papel. Não é somente o trabalho preventivo, é sobretudo o trabalho educativo.”

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) ressaltou o trabalho dos agentes no processo de universalização dos serviços de saúde. “Transformando leis em ações que salvam vidas: são vocês que conhecem a dona Maria, diabética da rua de cima; o seu João, hipertenso que resiste aos remédios; a mulher grávida que precisa de acompanhamento pré-natal. Isso é a essência de um sistema de saúde que se pretende universal e equitativo”, declarou.

Parlamentares ainda informaram a intenção de o Movimento saúde pela Democracia lançar, durante a COP30 de Belém, uma declaração para o propor o Sistema Único de saúde (SUS) como solução de adaptação à crise climática, com papel prioritário para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também integra a lista de parlamentares que solicitaram a sessão solene.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Comissão debate situação humanitária de brasileiros nos Estados Unidos
Nacional

Comissão debate situação humanitária de brasileiros nos Estados Unidos

24 de outubro de 2025
Comissão aprova contagem de prazos criminais em dias úteis
Nacional

Comissão aprova contagem de prazos criminais em dias úteis

23 de outubro de 2025
Comissão aprova frota mínima de ônibus movidos a energia renovável nos municípios
Nacional

Comissão aprova frota mínima de ônibus movidos a energia renovável nos municípios

23 de outubro de 2025
Presidente da CPMI do INSS ameaça pedir prisão para convocados que adiam depoimento
Nacional

Presidente da CPMI do INSS ameaça pedir prisão para convocados que adiam depoimento

23 de outubro de 2025
Comissão aprova projeto que determina divulgação on-line de dados sobre veículos apreendidos
Nacional

Comissão aprova projeto que determina divulgação on-line de dados sobre veículos apreendidos

23 de outubro de 2025
Projeto zera Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares
Nacional

Projeto zera Imposto de Importação para compras internacionais de até 50 dólares

23 de outubro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual