Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão aprova criação de programa de combate à desnutrição de paciente com câncer

24 de abril de 2025
Compartilhar

24/04/2025 – 11:11  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Rogéria Santos: “A desnutrição diminui a qualidade de vida e reduz a eficácia dos tratamentos”

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1862/24, que cria o Programa Nacional de Combate à Desnutrição Oncológica. A ideia é assegurar nutrição adequada para pacientes de baixa renda com câncer.

A relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), recomendou a aprovação da proposta, após ajustes na redação. “A desnutrição diminui a qualidade de vida, reduz a eficácia dos tratamentos e aumenta o risco de complicações”, disse.

O texto aprovado insere a medida na Lei 14.758/23, que instituiu a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, e prevê que o NOVO programa terá como diretrizes:

  • o rastreamento de déficits nutricionais antes e durante o tratamento do câncer;
  • o acompanhamento do estado nutricional do paciente com câncer; e
  • a garantia de acesso do paciente com câncer a tratamento especializado para prevenção ou controle de déficits nutricionais, quando houver indicação técnica.

“Estudos indicam que, já no diagnóstico, até 80% dos pacientes com câncer têm desnutrição, situação que agrava ao longo do tratamento e PODE levar a um pior prognóstico”, afirma o autor do projeto, deputado Benes Leocádio (UNIÃO-RN).

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, também terá de ser aprovada pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Marcia Becker

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Relator defende possível derrubada de vetos à nova Lei de Licenciamento Ambiental; ouça a entrevista

11 de agosto de 2025
Nacional

Deputada defende votação de propostas para proteger crianças e adolescentes na internet; ouça a entrevista

11 de agosto de 2025

Comissão aprova regras contra a discriminação de pessoas idosas e com deficiência por planos de saúde

11 de agosto de 2025
Nacional

Medida provisória estabelece regras para a Licença Ambiental Especial

11 de agosto de 2025
Nacional

Projeto cria fundo para facilitar acesso de pequeno agricultor a energia renovável

11 de agosto de 2025

Cancelado debate sobre a PEC da Segurança Pública nesta terça

11 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual