Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão aprova projeto que prioriza fiscalização sanitária orientadora

4 de julho de 2025
Compartilhar

04/07/2025 – 16:02  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Texto aprovado é o substitutivo do relator, Vitor Lippi

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prioriza a orientação e a fiscalização sanitária preventiva antes da aplicação de qualquer penalidade. Os fiscais serão obrigados a orientar os estabelecimentos sobre as adequações sanitárias necessárias antes de aplicar multas ou suspender o funcionamento.

Além da orientação, o fiscal também deverá estipular um prazo razoável para que as modificações apontadas sejam realizadas. A proposta visa, ainda, simplificar a burocracia para a obtenção de licenças sanitárias. Por exemplo, os órgãos de vigilância sanitária terão que eliminar exigências duplicadas e reduzir o tempo para a concessão de licenças.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), ao Projeto de Lei 6099/19, de autoria do ex-deputado Jerônimo Goergen (RS).

Mudança
Originalmente, o projeto buscava incluir atividades econômicas de médio risco na Lei da Liberdade Econômica, dispensando-as de atos de liberação como vistorias prévias. Lippi manteve essa regra, mas adicionou outras diretrizes à lei, buscando simplificar as atividades de vigilância sanitária no ambiente de negócios.

“A redução da burocracia estatal é essencial para incentivar o empreendedorismo”, disse.

Outros pontos do substitutivo aprovado são:

  • ato do governo definirá a classificação de atividades de médio risco a serem observadas na legislação;
  • a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por atualizar os requisitos para identificar e classificar o grau de risco sanitário das ocupações e atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária; e
  • a classificação de grau de risco sanitário da Anvisa prevalecerá em caso de conflito com outras normas.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ana Chalub

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Governo e produtores rurais apoiam mudanças em descontos na energia elétrica usada na irrigação

8 de julho de 2025
Nacional

Comissão aprova proposta que amplia a possibilidade de recurso nos Juizados Especiais

8 de julho de 2025
Nacional

Comissão debate divisão da frequência entre as redes sem fio e a telefonia móvel

8 de julho de 2025
Nacional

Nova lei aumenta penas para crimes cometidos em escolas

8 de julho de 2025
Nacional

Cancelada audiência com o diretor-geral da Polícia Federal

8 de julho de 2025
Nacional

Líderes decidem votar projeto que reduz benefícios fiscais federais

8 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual