28/05/2025 – 11:55
Divulgação/USFWS Pacific
Degradação de recifes de coral é uma das preocupações dos ambientalistas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta- feira (29), um debate sobre o papel do Brasil na 3ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecida como UNOC 3.
O debate atende a pedido dos deputados Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Matheus Laiola (União-PR) e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 4.
O deputado Túlio Gadêlha destaca que o evento “será fundamental para ampliar a dicussão nacional sobre a governança oceânica, especialmente considerando o papel estratégico que o Brasil desempenha no cenário internacional”.
A UNOC 3
A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano ocorrerá em junho deste ano, na cidade de Nice, França. O evento é considerado estratégico para governança oceânica, especialmente diante do papel relevante que o Brasil exerce no cenário internacional.
A UNOC 3 busca mobilizar líderes mundiais e locais para aumentar o investimento em soluções científicas e tecnológicas para reverter o declínio da saúde dos oceanos.
A importância do Brasil
O Brasil possui uma extensa costa, com mais de 8 mil quilômetros, e uma zona econômica exclusiva de grande importância ecológica, econômica e social.
Os ambientes costeiros e marinhos brasileiros abrigam rica biodiversidade e oferecem serviços essenciais como pesca, transporte, regulação climática e turismo.
Entretanto, esses ambientes sofrem pressões significativas, como poluição marinha, pesca predatória e novas fronteiras exploratórias de petróleo e gás.
Da Redação/ND