Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Mundial do Rim

13 de março de 2025
Compartilhar

13/03/2025 – 14:39  

Roberto Seabra / Câmara dos Deputados

Congresso recebe iluminação nas cores azul e vermelha

O Congresso Nacional recebe iluminação especial nesta quinta-feira (13) nas cores azul e vermelha pelo Dia Mundial do Rim (10 de março). O tema da campanha neste ano é “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. O objetivo das ações em torno da data é disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A iluminação atende a pedido do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e da Primeira-Secretaria do Senado Federal.

A doença renal crônica (DRC), de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Quando diagnosticada precocemente, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.

A DRC não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina). Nos casos avançados, os pacientes precisam ser submetidos a diálise e transplante renal.

A estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia é de que cerca de 50 mil pessoas morram precocemente no Brasil, por ano, em razão de complicações por doença renal, antes de ter acesso a diálise ou transplante.

Da Assessoria de Imprensa – RL

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova medidas para tornar agricultura mais resiliente a mudanças climáticas

23 de junho de 2025
Nacional

Comissão aprova instituição, em lei, de símbolo da pessoa idosa

23 de junho de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que assegura atendimento fisioterapêutico a pessoas idosas no SUS

23 de junho de 2025
Nacional

Comissão aprova relatório com sugestões para diminuir impactos de desastres climáticos na educação

23 de junho de 2025
Nacional

Comissão aprova prioridade ao uso de energia solar em edifícios

23 de junho de 2025
Nacional

Comissão discute necessidade de convocação dos aprovados no concurso unificado

23 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual