Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Líder do governo diz que recurso à Justiça sobre IOF não é confronto com o Congresso

1 de julho de 2025
Compartilhar

01/07/2025 – 17:46  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Guimarães: recurso ao STF visa preservar as prerrogativas do Executivo

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a decisão do Executivo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Congresso que derrubou a alta do IOF não significa um confronto com o Legislativo.

Segundo Guimarães, após a derrota na votação, o governo avaliou que recorrer ao STF era uma forma de restituir atribuições privativas do Poder Executivo, que tem competência para decidir sobre matérias fiscais.

“Não é confronto com o Congresso. Respeitamos a decisão do Congresso, mas o Congresso também tem que respeitar as atribuições privativas do Poder Executivo. O Supremo foi chamado para fazer uma declaração de constitucionalidade do decreto que instituiu o IOF, não é para peitar o Congresso, é para preservar as prerrogativas do Executivo”, explicou Guimarães.

O líder disse que cabe ao STF julgar a parte técnica e que cabe ao governo a articulação política para resolver esse conflito. Guimarães afirmou que avisou ao presidente da Câmara, [[Hugo Motta]], sobre a decisão do governo e que a partir da próxima semana vai buscar um diálogo para aprovar o que é prioridade para o governo. Segundo Guimarães, é possível recompor a base para aprovar os principais projetos de interesse do Planalto.

“Vamos buscar uma concertação [com o presidente Motta] do que é prioridade para o governo: a MP do setor elétrico, a MP que trata de mais especialidades da saúde, a MP do ajuste fiscal, o PL do imposto de renda, a PEC da segurança, a LDO e o PL do NOVO licenciamento ambiental”, disse.

“O esforço que estamos fazendo não é chamar o País contra o Congresso. Nossa luta é contra a fome, é para que aqueles que não pagam imposto, paguem, e jamais comprometer aqueles que estão no andar debaixo”, defendeu o líder.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova proposta para jovem acolhido ser beneficiado em programas sociais

22 de agosto de 2025
Nacional

Comissão aprova uso de cores para diferenciar medicamentos sob prescrição

22 de agosto de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que tipifica como crime causar sofrimento a pessoa em razão de sua deficiência

22 de agosto de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que condiciona desapropriação para reforma agrária à existência de infraestrutura mínima

22 de agosto de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que proíbe tarifa extra por tráfego intensivo de dados na internet

22 de agosto de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que regulamenta atuação de informantes policiais

22 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual